Chegou a Farroupilha na última segunda-feira, dia 25, 460 doses da vacina AstraZeneca, imunizante contra a Covid-19. As mesmas foram retiradas na 5ª Coordenadoria de Saúde, em Caxias do Sul, às 11h35, e chegaram ao Centro de Especialidades em Saúde (CES), no bairro Centenário, em Farroupilha, por volta das 12h10.

Estas vacinas se juntam às primeiras 700 doses da vacina Coronavac que chegaram ao Centro de Especialidades em Saúde (CES) no dia 19 de janeiro, por volta das 12h. A vacinação de cinco funcionários do Hospital Beneficente São Carlos marcou o início da campanha de vacinação contra a covid-19 em Farroupilha.

As primeiras doses da Coronavac foram disponibilizadas prioritariamente aos profissionais da saúde, que atuam na linha de frente ao enfrentamento da doença, indígenas, bem como idosos em instituições de longa permanência e suas equipes, e pacientes com deficiência, residentes em lares inclusivos.

Por sua vez, as doses da AstraZeneca estão sendo destinadas prioritariamente aos profissionais da saúde, o que inclui desde as equipes de atendimento à atenção primária, como postos de saúde, até as equipes do Hospital Beneficente São Carlos e da UPA Coronavírus, de consultórios médicos e dentistas, de laboratórios e clínicas de imagem e coletadores de swab nasofaringe nas farmácias.

Ao longo desta semana, as equipes de vacinação fizeram as aplicações nos locais de trabalho dos grupos contemplados, com exceção dos consultórios médicos e dentistas, laboratórios, clinicas de imagem e coletadores de swab nasofaringe em farmácias, que precisam fazer o agendamento via CES, onde também será feita a aplicação. Neste caso, estão sendo organizados grupos de 10 profissionais de saúde a cada 15 minutos, pois o material é disponibilizado em frascos de 10 doses, sendo necessário o seu uso dentro do seu prazo de validade, de seis horas, após ser aberto. O telefone de contato para realizar o agendamento é o (54) 3261.1094.

Confira os números de doses aplicadas:

Coronavac:

621 vacinadas aplicadas sendo:

514 em trabalhadores da saúde

40 em indígenas

42 em moradores e funcionários de Instituições de Longa Permanência para Idoso

25 em pacientes com deficiência, residentes em lares inclusivos

Outras 49 vacinas estão reservadas para aplicação em Instituição de Longa Permanência para Idoso, e 30 para indígenas.

AstraZeneca
Até o momento, 276 foram aplicadas em trabalhadores da saúde

Total de vacinas recebidas

Até o momento, com a soma das doses recebidas das vacinas Coronavac e Astrazeneca, Farroupilha já conta com 1.160 doses. A seleção dos grupos prioritários obedeceu as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, sendo imunizados profissionais da saúde, idosos em instituições de longa permanência e equipes e indígenas.

O governo municipal está seguindo todas as diretrizes passadas pelos órgãos superiores de saúde antes de elaborar a sistemática de aplicação. Da mesma forma, aguarda semanalmente pelas instruções com relação à programação de chegada tanto das segundas doses de ambas as vacinas – visto que possuem tempos diferentes de carência após a primeira aplicação -, bem como a chegada de novas doses, para poder contemplar novos grupos.

Mais informações sobre o plano municipal de vacinação podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (54) 3261.6983.

Data de publicação: 29/01/2021