A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Gestão em conjunto com a equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura e Guarda Municipal, disponibilizou na última sexta-feira 18/12, as imagens de 95 câmeras de vídeo monitoramento aos órgãos de segurança do município. Com o cumprimento da última etapa de implantação do cercamento eletrônico a Brigada Militar, Policia Civil e Policia Rodoviária Estadual, terão acesso em tempo real as imagens de vídeo.

O cercamento eletrônico consiste em um conjunto de equipamentos e dispositivos com o objetivo de promover maior segurança, por isso há câmeras de monitoramento fixas nas rodovias, áreas centrais e também nos conjuntos semafóricos, estes, com o intuito de fiscalizar infratores que ultrapassam o sinal vermelho.

A disponibilização deste serviço trará diversos benefícios para a população farroupilhense, entre elas, a agilidade no combate à criminalidade ao identificar veículos e indivíduos suspeitos, melhoria de forma geral na segurança do município, acompanhamento do trafego de criminosos nas rodovias da região, afim de reduzi-los, reconhecimento de veículos em situação de roubo, furto ou com documentação irregular e colabora com a redução da demanda por policiais nas rodovias.

A secretária da pasta de Gestão, Elda Bruttomesso, ressaltou “foi um projeto grandioso, que envolveu modernização da semaforização, câmeras de segurança, centro de controle de operações, sistema de monitoramento, dispositivos eletrônicos de leitura de placa veicular, entre outros. Responsável por proporcionar mais segurança e bem-estar aos cidadãos farroupilhenses, e contribuir na agilidade dos serviços de segurança local”.

Texto: Renata Agazzi

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social