Durante o ano de 2020, devido ao período de calamidade pública, diversos setores e trabalhadores tiverem forte redução em suas atividades econômicas, e para os trabalhadores da cultura foi uma redução absoluta do trabalho, por isso, o governo Federal ...

Durante o ano de 2020, devido ao período de calamidade pública, diversos setores e trabalhadores tiverem forte redução em suas atividades econômicas, e para os trabalhadores da cultura foi uma redução absoluta do trabalho, por isso, o governo Federal aprovou a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc N°14.07/2020, está que estabelece um conjunto de ações para garantir renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid-19.

No município o processo está em fase de execução, depois de mapear os artistas e centros culturais através de cadastramento, realizar Audiências Públicas, para apresentar o plano de trabalho e aplicação dos recursos referente às ações emergenciais. Durante estas reuniões os grupos, divididos em Espaços culturais, Projeto Cultural de Artesanato, Projetos Culturais e Projetos de Produtoras Culturais, apresentaram suas demandas e sugestões diante dos projetos propostos nos editais do chamamento público.

Dentre os editais lançados, duas chamadas realizadas foram voltadas para realização de cursos e apresentações dos mais variados gêneros, de forma oportunizar a ampla participação dos artistas. Desta forma, estão sendo promovidos diferentes tipos de projetos: shows ao ar livre para captação de som e imagem e a gravação de cursos e apresentações artísticas locais. O material que está sendo coletado, será entregue até final deste ano e ficará disponível para o município.

Cumprindo a proposta dos editais, algumas dessas apresentações serão realizadas em espaços públicos do município, a primeira delas aconteceu na última sexta-feira, 11/12, na Praça da Bandeira. Foram 4 apresentações para mostrar o trabalhado dos artistas locais, que contaram com a gravação deste material para ser entregue ao município, que fará o uso posterior em atividades ligadas a cultura.

Além desta gravação ao ar livre, serão realizadas mais duas, contando com mais 8 apresentações, sendo 4 em cada uma delas, que ocorrerão na Praça Flores da Cunha e na Praça da Igreja Matriz.

Conheça os grupos que se apresentaram na última sexta-feira, 11/12:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Data de publicação: 18/12/2020

Compartilhe!