A Sala do Empreendedor de Farroupilha recebeu na tarde desta quarta-feira, 09/12, o Selo Ouro, premiação entregue pelo Sebrae e Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. O município conquista o certame pelo segundo ano consecutivo, o qual reconhece as boas práticas e agilidade nos processos de emissão de alvarás.

Funcionando junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o local atende empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. O espaço reúne em apenas um ponto diversos serviços oferecidos pelo poder público, otimizando o tempo do empresário.
A conquista desta premiação é reflexo do trabalho desenvolvido nos últimos 5 anos. Farroupilha evoluiu de um processo de registro empresarial não integrado, com exigências documentais duplicadas, muitos gargalos, e um tempo de expedição de alvarás de meses, para um processo integrado, rápido, digital e simples.

Foram implementadas diversas ações para atingir a marca de 12 horas para a emissão do alvará. Ainda em 2015 o Escritório Regional da Junta Comercial passou a fazer parte da Sala do Empreendedor e o município implementou a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), unificando o registro de alvará CNPJ (Receita Federal) e Junta Comercial. No mesmo ano criou o CGSIM Municipal (Comissão de Gestão da REDESIMPLES), integrando todos os atores do processo de registro (órgãos licenciadores municipais, CICS, CRC), unificando entendimentos e gerando consensos.

Outro diferencial do município foi criar novas Leis, sendo elas: Lei da Micro e Pequena Empresa (2015) e a Lei Municipal de Liberdade Econômica (2019), além de promover capacitações pelo Sebrae para agentes de desenvolvimento e nomeados.

Grande parte do processo foi planejando buscando aliar inovação e resultado, por isso, em 2017 foi criado o Programa Empreendedor Digital, com a finalidade de promover a presença digital do empreendedor e auxiliar no seu crescimento por meio do marketing on-line. Já em 2019, foi disponibilizado a solicitação do alvará de forma online, e em 2020 com a Criação do portal Sala Digital do Empreendedor, diversos serviços podem ser realizados de forma totalmente online, como a renovação do alvará saúde, o protocolo digital, a baixa online, entre outros.

Referência Nacional:
Nos últimos 4 anos a Sala do Empreendedor de Farroupilha capacitou 57 municípios de 7 estados brasileiros, que vieram a Farroupilha ou convidaram a equipe para apresentar o case de boas práticas do município.

Foto e Texto: Renata Agazzi

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social