O Executivo por meio da Secretaria Municipal de Educação está promovendo a Formação Avançada de Facilitadores de Círculos da Construção da Paz para situações conflitivas .
O Executivo por meio da Secretaria Municipal de Educação está promovendo a Formação Avançada de Facilitadores de Círculos da Construção da Paz para situações conflitivas . É uma metodologia do projeto Justiça Restaurativa desenvolvido pela Escola da Ajuris-Escola da Magistrstura do RS.
O curso realizado por 25 profissionais da área da educação, com carga horária de 32 horas, teve início nesta terça-feira, 03/11, e contando com mais três encontros, encerrando na próxima quarta-feira no dia 11/11. A abertura da formação teve a presença do promotor de justiça Dr. Élcio Meneses, grande incentivador do projeto na Serra Gaúcha.
Os Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz são processos de diálogo que permitem a identificação e a compreensão das causas e necessidades subjacentes ao conflito e a busca da sua transformação em atmosfera de segurança e respeito. O método, estruturado com base nos princípios e valores das práticas restaurativas e da cultura da paz, pode ser utilizado nos mais variados espaços de convivência social. Ajuda crianças, adolescentes, jovens e adultos a se conectar entre si, melhorar a comunicação e transformar conflitos em ações criativas e positivas.
No curso, os participantes são apresentados aos princípios e valores fundamentais aos processos circulares e a uma abordagem transformativa dos conflitos, bem como aos elementos estruturais necessários ao planejamento e à condução de círculos, tendo como principal ferramenta didática a vivência do processo circular.
Texto e Foto: Renata Agazzi
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Data de publicação: 09/11/2020