O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram nesta terça-feira, 15, os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram nesta terça-feira, 15, os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. E Farroupilha figura mais uma vez entre as cidades do Rio Grande do Sul com os melhores índices na rede municipal, com média 7,4 nas séries inicias e 6,3 nas séries finais.

Os resultados no indicador, que leva em conta o desempenho de alunos em provas de português e matemática e a taxa de aprovação, são referentes a 2019. São três séries avaliadas: quinto ano (séries iniciais) e nono ano (séries finais) do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio.

Farroupilha tem a 10ª melhor média do estado nos anos iniciais e nos anos finais a 2ª melhor nota. A tendência de municípios pequenos destacarem-se vem se repetindo nas últimas avaliações, porém, Farroupilha é a única cidade com mais de 10 mil habitantes entre as cinco melhores do Estado.

Confira nos gráficos abaixo a evolução do Ideb da rede municipal desde 2005, ano da primeira edição do estudo:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz foi a melhor colocada entre as escolas de Farroupilha, com média 8,5 nas séries iniciais e 7,7 nas séries finais. Além disso, em 2019 se consagra com o melhor índice de todo o estado do Rio Grande do Sul em ambos níveis e o melhor índice em anos finais de toda a região sul do Brasil.

Além da Escola Santa Cruz, Farroupilha aparece bem posicionada no ranking com as demais escolas:

Séries inicias:

EMEF Santa Cruz – 8,5

EMEF Ângelo Chiele – 8,1

EMEF João Grendene – 8,0

EMEF Oscar Bertholdo – 8,0

EMEF Presidente Dutra – 7,9

Série finais:

EMEF Santa Cruz – 7,7

EMEF Ângelo Chiele – 7

EMEF Presidente Dutra – 6,7

EMEF Oscar Bertholdo – 7,0

EEEF José Fanton 6,6

EMEF Antonio Minella 6,5

O secretário de educação, Vinicius Grazziotin De Cezaro, agradece a parceria e o desempenho de todos os envolvidos e ressalta: “ tenho dois sentimentos nesse momento, um deles é de felicidade e quero parabenizar os professores, diretores, secretários de educação que me antecederam, em especial a Elaine Giuliato e toda a equipe da educação, porque esse resultado representa o bom trabalho conjunto que está sendo realizado. Outro sentimento é a gratidão, obrigado por todo o esforço que se tem feito em rede, que passa pela escola, secretaria de educação e principalmente pelo alunos e comunidade escolar, que quando a participação é ativa o quando a família trabalha junto com a escola o nosso trabalho fica muito mais fácil e o resultado é muito mais expressivo”.

O que é o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática, da taxa de aprovação e da relação idade/série.

Os resultados do Ideb 2019 para escola, município, unidade da federação, região e país são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2019. Somente têm suas notas divulgadas as escolas com pelo menos 10 alunos matriculados nas etapas avaliadas — 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio — e em que o número de alunos participantes do Saeb 2019 tenha alcançado 80% dos alunos matriculados.

Confira abaixo o resultado de todas as escolas da rede municipal desde 2005, ano que iniciou as avaliações:

Texto: Renta Ester Agazzi

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Data de publicação: 21/09/2020