Concurso que premia anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município será realizado com adaptações em virtude do coronavírus Estão abertas as inscrições para a edição 2020 da Seleção de Vinhos de Farroupilha – concurso...
Concurso que premia anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município será realizado com adaptações em virtude do coronavírus
Estão abertas as inscrições para a edição 2020 da Seleção de Vinhos de Farroupilha – concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município. Até o dia 18 de setembro, as vinícolas interessadas podem solicitar o regulamento e agendar a inscrição e coleta de amostras junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural, pelo e-maildesenvolvimentorural@farroupilha.rs.gov.bre telefone 54 3261.6931, ou com a Associação de Vinícolas (Afavin) pelo e-mailcontato@vinhosdefarroupilha.com.br.
Em decorrência da pandemia, a organização do evento retardou o cronograma em cerca de dois meses, suprimiu o tradicional evento de lançamento, que reunia cerca de cem pessoas, no Salão Nobre da Prefeitura, e realizará as demais etapas do concurso com as adaptações necessárias para respeitar as recomendações de distanciamento social. A análise sensorial está sendo programada para os dias 20, 21 e 22 de outubro, em local mais amplo, o Salão da Comunidade de Santos Anjos, que permitirá dispor as mesas de degustação com maior espaçamento entre elas. O evento de premiação está previsto para o sábado, 5 de dezembro, em formato e local ainda a serem definidos, de acordo com o que será permitido no período.
A decisão pela realização do concurso tem dois motivos principais, trata-se do ano em que o certame completa quinze edições com o adicional de uma safra que está sendo considerada histórica por sua qualidade. O conselheiro da Associação de Vinícolas de Farroupilha (Afavin), João Carlos Taffarel, explica por que está se falando na safra de 2020 como tão diferenciada. “Depois de uma sequência de anos com o fenômeno el niño presente em nossa região, tivemos o fenômeno inverso, la niña, com chuvas bem abaixo da média tanto no período de formação dos frutos, como no período de amadurecimento e colheita, impactando nos açúcares e qualidade. As uvas, sobretudo as mais tardias, incluindo a nossa moscato, foram beneficiadas. Por essas condições climáticas, foi realmente uma safra diferenciada, tanto que está se falando em safra das safras. Com certeza uma safra que poderá ser memorizada pelo público por muito tempo em vinhos e espumantes de qualidade acentuada”, considera.
A presidente da Afavin, Rosane Meggiolaro Cappelletti destaca a importância do concurso na evolução da vinicultura local. “A Seleção de Vinhos sempre teve por objetivo a melhoria da qualidade dos produtos e chegando na décima quinta edição, numa safra excelente, seria uma pena e uma perda muito grande não realizá-la, quebrando essa sequência de avaliações que nos confere um panorama muito consistente da evolução qualitativa de nossos rótulos. Se temos condições de fazer o evento com segurança, é indiscutível manter a realização, mesmo que seja de uma forma reconfigurada”, pontua.
A prefeitura de Farroupilha reforça a relevância da Seleção de Vinhos para o município . Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Daniel Troes, a realização do concurso nesse ano tem papel decisivo no incentivo do trabalho do produtor local, que também sente o impacto social e econômico da pandemia. “Avaliar esses vinhos é um esforço necessário ao passarmos por esse momento sem precedentes, para não deixarmos em desatenção um assunto tão importante que envolve nossa economia local, a nossa tradição e cultura. Para que sigam sua trajetória, precisamos manter em destaque a nossa qualidade local na produção de uvas e vinhos, valorizando nosso produtor e nossas vinícolas”, salienta.
Para o prefeito Pedro Pedrozo, a administração trabalha para oferecer melhores condições aos produtores e agricultores, buscando formas de agregar valor, melhorar a infraestrutura e promover qualidade às áreas rurais. “Entendemos ser de extrema importância o fomento ao setor e seu incremento, pois, a exemplo da vitivinicultura, sabemos de todos os fatores que comprometem o segmento, e dos desafios de se projetar nossos produtos. A Seleção de Vinhos é um importante passo no reconhecimento dos vinhos, espumantes, sucos e derivados de Farroupilha”, ressalta.
A promoção da 15ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Patrocinam o evento: Amazon Group, BiotecSul, Guaresi Tombadores Hidráulicos, Irmãos Luvison, MA Silva Brasil, Scholle IPN, Tramontina, Vêneto. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha; UCS Farroupilha.
Texto: Marciele Scarton/ Imediata Comunicação
Data de publicação: 02/09/2020