Visando controlar a proliferação do mosquito borrachudo a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Combate e Controle ao Simulídeo (Mosquito borrachudo), informa o cronograma de distribuição do Bacillus thuringiensis var.
Visando controlar a proliferação do mosquito borrachudo a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Combate e Controle ao Simulídeo (Mosquito borrachudo), informa o cronograma de distribuição do Bacillus thuringiensis var. israelenses (BTI) aos aplicadores voluntários em todo o município.
Como ocorre de costume, a distribuição do BTI será feita pelo Setor de Combate e Controle ao Simulídeo, aos líderes comunitários voluntários, que redistribuirão aos moradores em suas comunidades, reforçando as orientações da maneira correta para se realizar a aplicação do produto, lembrando a importância que sejam respeitadas as dosagens e o método para aplicação conforme levantamentos feitos após a verificação de vazão do arroios ou córregos nestes locais.
Através de processo licitatório, a Prefeitura de Farroupilha disponibilizará 300 litros do insumo, para a primeira etapa de combate, que tem previsão para distribuição a partir da data de 17 de agosto, tendo como cronograma: 1ª aplicação prevista para o dia 12 de setembro, 2ª aplicação prevista para o dia 26 de setembro e 3ª aplicação para 10 de outubro, assim finalizando o ciclo das três doses nesta primeira fase de distribuição.
Conforme o coordenador do setor, Juelci de Souza, o departamento realizou pesquisas de campo em comunidades do município, para poder ter um controle e maior precisão da necessidade de distribuição, verificando-se que estavam dentro dos parâmetros de avaliação do estado. “Também foi verificado que como houve um longo período de estiagem e agora incia uma época de frio intenso e chuvoso, existe uma diminuição significativa nos casos de ataques de mosquitos, o que auxiliou para que a distribuição fosse feita conforme o cronograma definido, lembrando que foi feita a medição da vazão dos arroios e córregos e refeitos os cálculos e as metragens de aplicação, dessa forma otimizando o rendimento e a eficácia do insumo”, explica o coordenador.
As pessoas que quiserem aderir ao programa ou obterem mais informações caso não tenham o contato do representante na sua comunidade, podem entrar em contato com o Setor de Combate e Controle ao Simulídeo pelo telefone: 3261 7914.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Data de publicação: 21/07/2020