Conforme divulgação feita nesta sexta-feira, 03/07, pelo Governo do Estado, a Região da Serra, incluindo Farroupilha, retornará a condição de Bandeira Vermelha, a partir da próxima terça-feira, 07/07.
Conforme divulgação feita nesta sexta-feira, 03/07, pelo Governo do Estado, a Região da Serra, incluindo Farroupilha, retornará a condição de Bandeira Vermelha, a partir da próxima terça-feira, 07/07.
Sendo assim, nesta sexta-feira, 03, até a segunda-feira, 06/07, permanecem válidos os protocolos da Bandeira Laranja, no Modelo de Distanciamento Controlado e normas do Decreto Municipal que sejam mais restritivas.
Ou seja, os protocolos da Bandeira Vermelha passarão a vigorar a partir da terça-feira, 07/07.
Importante salientar que o Observatório Regional de Saúde estará apresentando recurso junto ao governo.
Confira na íntegra a Nota Oficial do Observatório Regional da Macoserra:
NOTA OFICIAL SOBRE A BANDEIRA VERMELHA DA MACROSERRA
O Comitê Estratégico do OBSAÚDE, que acompanha diariamente a situação dos indicadores que submetem as regiões do RS aos índices determinantes da “cor da bandeira” indicando o comportamento da pandemia , bem como a capacidade de atendimento hospitalar, vem esclarecer o seguinte:
– Esta é a segunda semana de “bandeira vermelha” na macrorregião. Na última semana, ingressamos com consistente “Pedido de Reconsideração” que , analisado pelo Governo RS, possibilitou que as atividades produtivas continuassem atuando no padrão de “bandeira laranja”. Aqui, vale ressaltar o grande esforço conjunto que a região tem feito para ampliar a capacidade de atendimento na área da saúde, ampliando de 193 leitos de UTI para 242 em apenas duas semanas.
– Os indicadores da semana de 26 de junho a 02 de julho colocam a macrorregião, novamente, em “bandeira vermelha”.
– Na quita feira apresentamos diversas sugestões para aperfeiçoamento do Modelo de Distanciamento Controlado no sentido de aproximá-lo com maior segurança à realidade fática das regiões.
– Identificou-se importantes argumentos a serem apresentados ao Comitê de Indicadores do Gabinete de Crise do Governo RS, cujo recurso será apresentado neste sábado. Demonstraremos de maneira muito clara e enfática a capacidade da Região da Serra de enfrentamento da pandemia pelos esforços que tem desprendido. Espera-se que tais argumentos mantenham a macrorregião em “bandeira laranja”.
– Encarecemos, no entanto, que cada município, através do Poder Executivo e Legislativo, das instituições representativas da sociedade civil, empresarial e de trabalhadores se associe às campanhas do Governo RS no sentido de aprofundar o compromisso da sociedade com o isolamento social visando conter a propagação da covid-19.
– Entendemos que TODA SOCIEDADE é responsável pelo agravamento das condições de propagação da pandemia e, portanto, pelas restrições impostas aos setores produtivos.
– Aproveitamos para enaltecer a ação dos Prefeitos, Secretários Municipais da Saúde, Entidades Empresariais, Instituições e os profissionais vinculados à saúde pela ação ininterrupta em prol da saúde da macrorregião.
– Permanecemos monitorando os indicadores da covid-19 e aguardando o resultado da análise do “Pedido de Reconsideração” que reivindica a manutenção da “bandeira laranja”.
Data de publicação: 03/07/2020