A primeira etapa de recolhimento do lixo eletrônico de 2020, realizada no sábado, 25, através da Secretaria de Meio Ambiente, recolheu 9054 quilos de materiais eletrônicos diversosPara evitar aglomeração de pessoas, a primeira etapa da campanha ocorre...

A primeira etapa de recolhimento do lixo eletrônico de 2020, realizada no sábado, 25, através da Secretaria de Meio Ambiente, recolheu 9054 quilos de materiais eletrônicos diversos

Para evitar aglomeração de pessoas, a primeira etapa da campanha ocorreu no estilo Drive-Thru, no estacionamento do CEAC, onde aquelas que chegavam, além de terem sua temperatura corporal medida, não precisavam descer do veículo enquanto o material era recolhido por funcionários da Ambe, empresa que gerencia os resíduos. As que chegaram a pé foram direcionadas para filas que respeitaram o distanciamento de segurança.
A destinação correta de resíduos eletrônicos é de fundamental importância devido ao excesso de material gerado, e, principalmente, pelo seu potencial poluidor. Além de gerar grande quantidade de plástico, vidro e de metais que podem ser reciclados, os eletrônicos podem conter metais pesados, gerando riscos de contaminação. Do total de 9 toneladas recolhidas foram:

Linha Verde – Equipamentos de informática, computadores,
notebooks, servidores, etc. – 1034,0 kg
Linha Azul – Equipamentos eletroportáteis, periféricos,
eletrônicos diversos, etc. – 2228,0 kg
Linha Marrom – Equipamentos de áudio e vídeo, tubos de
imagem, monitores, televisores, etc. – 3862,0 kg
Linha Branca – Equipamentos de refrigeração, fogões,
micro-ondas, etc. – 1930,0 kg

Os resíduos eletrônicos destinados à reciclagem são transformados em matéria-prima para novos produtos, e esse processo evita a contaminação de solos e mananciais, surgimento de doenças, exploração de recursos naturais, além de gerar renda para recicladores.

NOVAS DATAS:

Estão previstas mais duas etapas da campanha de recolhimento do lixo eletrônico para esse ano:

22 de agosto

05 de dezembro

Data de publicação: 28/04/2020