Durante a Live desta quarta-feira, 22, na página do Facebook da Prefeitura, a enfermeira Adriane Callegari Lume, da Secretaria de Saúde, explicou como e em quais casos os pacientes estão fazendo o teste-rápido da Covid-19 adquiridos pelo município.

Durante a Live desta quarta-feira, 22, na página do Facebook da Prefeitura, a enfermeira Adriane Callegari Lume, da Secretaria de Saúde, explicou como e em quais casos os pacientes estão fazendo o teste-rápido da Covid-19 adquiridos pelo município.

Os 300 primeiros testes-rápidos que chegaram são indicados para profissionais da área da saúde que estão trabalhando, profissionais da área de segurança e, também, para idosos sintomáticos. Além disso, pessoas que consultaram em alguma Unidade Básica de Saúde com sintoma respiratório, e receberem orientação médica para o teste-rápido, serão visitadas em suas casas pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Já os 8 mil testes que foram comprados pela Prefeitura, mas ainda não chegaram, servirão para aplicabilidade geral nos pacientes que consultarem na UPA Coronavírus.

Adriane explicou sobre a praticidade do teste, uma vez que ele dá o resultado final em aproximadamente 10 minutos após a coleta e, também, informou que, para que os testes sejam aplicados, os pacientes precisam estar com pelo menos três sintomas como: febre, dor de cabeça, dificuldade respiratória.

Ainda, a enfermeira esclareceu que os testes que detectam a presença de anticorpos IgG/IgM não são realizados imediatamente na aparição dos primeiros sintomas, porque a infecção só aparece no sangue de forma precisa após o 7° dia de contato com o Vírus. Ou seja, os testes são aplicados em pacientes sintomáticos após, no mínimo, 7 dias.

Vale ressaltar que, mesmo que verdadeiros, os dados obtidos pela aplicação dos testes-rápidos ainda não estão contabilizados na soma final da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul.

Com a chegada dos kits, o Boletim diário de Casos da Covid-19 de Farroupilha está sendo realizado de uma forma um pouco diferente e com mais dados estatísticos. Agora, mostra-se os casos confirmados pelo Estado (LACEN) em coluna separada dos casos confirmados diretamente na UPA Coronavírus através dos testes-rápidos. Ainda, os casos confirmados aparecem ilustrados por faixa etária e gênero. Embora não haja nenhum óbito por Coronavírus na cidade, a informação está clara no Boletim.

Confira o vídeo:

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 27/04/2020