Somente aqueles que passarem pela triagem técnica da Central de Atendimento Telefônico poderão ser atendidos no local O espaço da UPA Coronavírus passou por reformas nos últimos dias a fim de estar preparada para atender a população que tiver sintoma...

Somente aqueles que passarem pela triagem técnica da Central de Atendimento Telefônico poderão ser atendidos no local

O espaço da UPA Coronavírus passou por reformas nos últimos dias a fim de estar preparada para atender a população que tiver sintomas da Covid-19. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito Gilberto do Amarante, as melhorias aconteceram tanto na parte interna quanto externa. “Abrimos portas, fizemos divisórias, colocamos equipamentos nos banheiros, EPIs de segurança, internet, todo o trabalho de limpeza e troca de parte do telhado. Outras secretarias também colaboraram com a força tarefa, além de mais de 30 voluntários da comunidade”, explica Amarante.

O local, que conta com mais de 1,2 mil metros quadrados de área construída, possui espaço para abrigar 20 leitos , além de salas administrativas, de observação, de urgência, de exames, banheiros, vestiários, enfermaria, consultórios médicos, locais de isolamento, laboratórios, entre outros departamentos. Haverá serviço de ambulância 24h. O espaço foi preparado para atender as pessoas que forem encaminhadas pela Central de Telefone. O atendimento é gratuito por meio do número 0800 645 79 50 . Os atendentes são médicos, enfermeiros e técnicos que realizarão uma triagem inicial alertando o que o paciente deve fazer e, se necessário, onde deve ir.

A médica Juliana Garbinato Guidi será uma das plantonistas do local – que terá atendimento 24 horas. A profissional explica que esse processo irá ajudar a selecionar casos suspeitos de Coronavírus. “Preste atenção em sintomas como tosse e febre (37,8º C), tire suas dúvidas pelo telefone. Esse serviço de atendimento telefônico irá te ajudar com orientações para medicação e, caso for necessário, irá encaminhá-lo até a UPA Coronavírus ou Hospital São Carlos”, orienta.

Juliana ainda aponta outro ponto importante: o 0800 ajuda a manter as pessoas isoladas, fazendo com que não haja necessidade de deslocamento indevido aos serviços de saúde. “Uma forma eficaz de evitar a transmissão comunitária do vírus”, conclui.

O médico Tiago Brunet será o diretor técnico da UPA Coronavírus. Ele aponta que a necessidade do 0800 é eminente tendo em vista que estamos nos aproximando de um clima mais frio onde é comum as pessoas terem síndromes gripais. “Porém, agora a gente tem um novo vírus circulando e é mais difícil pra quem está em casa conseguir diferenciar o que é resfriado, o que é Influenza e o que é Covid-19. Então o que a gente faz? Liga no 0800 645 79 50 e pede orientações para o atendente – que está completamente preparado para orientar os próximos passos”. Ainda, o diretor técnico aponta que quem necessitar utilizar os serviços da UPA Coronavírus encontrará profissionais preparados e que estão seguindo orientações mundiais de cuidado. Serão em torno de 20 profissionais da saúde atendendo simultaneamente.

O diretor do Pró-Saúde Marcio Guilden ressalta a importância do profissional da saúde neste momento de pandemia. “Não adianta nós termos uma super estrutura se nós não tivermos profissionais para atender. Precisamos apoiá-los, eles são os mais vulneráveis e que lidam diretamente com a área de risco”, sinaliza.

Brunet também ressalta que a divisão entre os casos é imprescindível. “Precisamos separar as pessoas que não têm o vírus das que possam ter, evitando novos casos. Por isso, não é para as pessoas irem direto até a UPA! As portas só estarão abertas a quem foi orientado pelo 0800”, afirma.

O Secretário de Saúde David de Almeira reforça para que a população fique em casa. “A Secretaria de Saúde se envolveu com todo o planejamento para chegar até aqui, fazendo com que você pudesse ser cuidado com segurança. Mas, é importante lembrar que o melhor lugar para você estar é na sua casa”, reforça.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Fotos e redação: Mainara Torcheto

Data de publicação: 27/03/2020