Além de dois médicos que encerraram o ciclo em Farroupilha, sete novos residentes ingressaram no program aNa manhã desta quarta-feira, 11, o Salão Nobre da Prefeitura Municipal foi palco para o ato que marcou a recepção dos novos profissionais da Res...

Além de dois médicos que encerraram o ciclo em Farroupilha, sete novos residentes ingressaram no program a

Na manhã desta quarta-feira, 11, o Salão Nobre da Prefeitura Municipal foi palco para o ato que marcou a recepção dos novos profissionais da Residência Integrada em Saúde de Farroupilha, assim como o encerramento da Residência dos médicos que atuaram no município entre 2018 e 2020.
Hoje, Farroupilha se despede de profissionais que deixaram sua marca no município, mas também recebe novos profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde nos programas de Atenção Básica em Saúde Coletiva e Saúde Mental Coletiva, assim como integrantes da Residência Médica no programa de Medicina de Família e Comunidade.

Deste modo, marca-se o encerramento da primeira experiência com o ingresso de Residentes, que iniciou em 2018. Essa trajetória foi permeada de desafios os quais foram sendo pouco a pouco superados pelo médico Daniel do Nascimento e a psicóloga Vanessa. O Prefeito Municipal em exercício Pedro Pedrozo, juntamente do Secretário Municipal de Saúde Interino, Davi de Almeida, procederam a entrega de uma placa de congratulações aos dois residentes que concluíram o processo em nosso Município. O ato teve como objetivo registrar agradecimento, em nome da comunidade, pelo trabalho desenvolvido no Município.

A enfermeira Débora Nunes Pinto, a fisioterapeuta Daniele Baccin, a educadora física Maiara Martins da Silva e a psicóloga Jessika Dias da Silva Capeletti marcaram a passagem para seu segundo ano da Residência Integrada em Saúde.

Ainda neste mês, a Secretaria Estadual de Saúde, por intermédio da Escola de Saúde Pública, iniciou o Programa de Residência Integrada em Saúde no Estado. Assim, houve o ingresso dos residentes do primeiro ano na Residência Multiprofissional em Saúde nos programas de Atenção Básica em Saúde Coletiva, Dermatologia Sanitária, Saúde Mental Coletiva e Vigilância em Saúde e, também, profissionais da Residência Médica nos programas de Medicina de Família e Comunidade, Dermatologia Sanitária, Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Com ênfase em Atenção Básica em Saúde Coletiva, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Mental Coletiva, os sete profissionais que hoje ingressaram no processo atuarão no município de 2020 a 2022. Suas especialidades compreendem as áreas da psicóloga, fisioterapia, enfermagem, farmácia, educação física e medicina. O secretário interino de saúde David de Almeida, “estamos a todo vapor no que diz respeito a ampliação e melhorias na saúde. A população já ganhou muito com os novos processos implementados em 2018 e agora, com os novos residentes, vai ganhar ainda mais”

No ato estiveram presentes o Prefeito de Farroupilha em exercício Pedro Pedrozo, Secretários Municipais, a Diretora da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul Teresinha Valduga Cardoso, a Coordenadora da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública Maria Antônia Heck, a Coordenadora Adjunta da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde Luciana Menegotto, o Diretor da Associação Farroupilhense Pró-Saúde Márcio Guilden, a Gerente Assistencial do Hospital Beneficente São Carlos Isaura Maria de Boni, tutores da Escola de Saúde Pública e Operadores de saúde.

Após o ato, os profissionais foram conduzidos até o gabinete do prefeito em exercício Pedro Pedroso para um bate-papo.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Redação e Fotos: Mainara Torcheto
imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 12/03/2020