As mesas de jogos servem para ampliar o desenvolvimento cognitivo e motor por meio da tecnologia, atraindo interesses para novos saberes A terça e quarta-feira desta semana
As mesas de jogos servem para ampliar o desenvolvimento cognitivo e motor por meio da tecnologia, atraindo interesses para novos saberes
A terça e quarta-feira desta semana
foram ainda mais especiais para os alunos das Escolas Municipais de Educação
Infantil (Emeis) do município de Farroupilha. O Prefeito Claiton Gonçalves e a
secretária de Educação Elaine Giuliato passaram pelas cinco Escolas dos Anjos
por um único motivo: proporcionar alegria e educação inclusiva para todos por
meio da entrega das PlayTables.
As tão esperadas mesas de jogos foram adquiridas com o objetivo de tornar a educação ainda mais acessível, aguçando processos tecnológicos e dinâmicos na vida das crianças; que têm de 0 a 3 anos e 11 meses. Com isso, as crianças das Emeis não precisam se deslocar até o Centro de Formação. Cabe ressalta que o local também recebeu mesas de jogos a fim de atender os demais estudantes da rede(saiba mais clicando aqui).
A iniciativa oferta acessibilidade
aos pequenos, tornando o trabalho dentro das Escolas dos Anjos ainda mais
dinâmico e lúdico. Os professores agradecem e ficam felizes em fazer parte
deste processo, tendo em vista que a educação infantil necessita de meios
eficientes de integração entre as crianças.
Um dos papeis das mesas de jogos é despertar o aprendizado. Elaine Giuliato acredita que as PlayTables aguçam o interesse das crianças, fazendo com que elas queiram aprender a ler e escrever logo nos primeiros passos educacionais. A secretária também compreende que “o raciocínio lógico é despertado ainda cedo, uma vez que as crianças interagem diretamente com a mesa” – que emite sons e alertas a quem está sendo desafiado pelos jogos educativos.
A PlayTable possui um portfólio alinhado à Base Nacional Comum Curricular – BNCC com mais de 70 jogos educativos, 70 livros digitais, além de 200 clipes musicais e desenhos animados para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.
As mesas de jogos estão sendo aceitas com muito carinho e apreço pelas crianças. Elas já entendem que a ferramenta gera aperfeiçoamento nos pensamentos e aprendizados que recebem dentro da sala de aula. O trabalho em equipe também é um ponto em destaque, pois as atividades podem ser realizadas por mais de uma criança. A paciência para lidar com os desafios também é instigada por meio das PlayTables.
Texto: Mainara Torcheto
imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Imagens: Mainara Torcheto e Calebe de Boni
Data de publicação: 19/02/2020