Apresentação para a imprensa e entidades foi feita na manhã desta quinta-feira, 30 Farroupilha terá uma nova plataforma de gestão de saúde. O objetivo é garantir o acesso ao atendimento de saúde para todos, trabalhando especialmente com a prevenção....

Apresentação para a imprensa e entidades foi feita na manhã desta quinta-feira, 30

Farroupilha terá uma nova plataforma de gestão de saúde. O objetivo é garantir o acesso ao atendimento de saúde para todos, trabalhando especialmente com a prevenção.

O que a Prefeitura adquiriu: A

Prefeitura adquiriu um software de saúde permanente, os equipamentos como

computadores, tablets, totens de atendimento, equipamento para wi-fi e o plano

de internet, serviço de treinamento de médicos, enfermeiros e técnicos,

instalação e manutenção dos equipamentos, além de um espaço virtual para

armazenar todas as informações dos usuários de forma segura, sigilosa e

inviolável.

  • Essa plataforma oferece mais de 35

    serviços;

  • São mais de 300 equipamentos de alta

    tecnologia: tablets, notebooks (chromebooks), totens, equipamentos de suporte wireless para uso das UBS, em comodato e sempre

    atualizados de acordo com a tecnologia vigente;

  • Custo: R$ 3 milhões POR TUDO ISSO, mais R$

    196 mil por mês para manutenção do sistema e dos equipamentos, inclusive

    substituições de tablets, computadores, etc…O contrato vale por quatro anos,

    pois é o que a LEI permite;

  • O valor pago é pelo que oferece e não pelo

    número de habitantes.

Entenda a plataforma:

  • Plataforma 100% online – o usuário pode

    acessar o sistema do seu celular, computador, totem. Basta ter acesso a

    internet, baixar o aplicativo ou acessar pelo navegador;

  • 1º prontuário digital do Brasil;
  • Homecare – O cidadão sendo cuidado sem

    sair de casa, através do celular e outras formas de contato para quem não tem

    acesso à internet;

  • Com o controle mais eficaz do histórico de

    saúde de todos os farroupilhenses, poderá reduzir a incidência de doenças, já

    que identificando sinais e sintomas, o paciente vai procurar atendimento na

    hora certa e não tarde demais. Haverá a busca ativa daqueles que necessitam de

    atendimento por apresentarem indicativos de enfermidades;

  • Vai colaborar com a redução da fila de

    espera no SUS, pois os processos de marcação de consulta e exames, por exemplo,

    levarão menos tempo;

  • Permite o controle de medicamentos das

    farmácias populares;

  • Datacenter do Google – Garantia que os

    dados não sejam extraviados e rackeados (segurança de dados). Sistema

    protegido.

  • É uma forma de o cidadão interagir com a

    Secretaria da Saúde, através da tecnologia.

*Importante:

Dados do paciente são restritos. Somente equipe técnica de saúde terá acesso às

informações.

Acessibilidade

– como o usuário será contatado:

  • Pelo aplicativo
  • SMS (se não tiver smartphone)
  • Telefone fixo (ligação)
  • Presencial (indo até a UBS)
  • Através da estrutura da saúde (busca ativa

    dos agentes de saúde)

O Aplicativo estará disponível para

Android e IOs e será possível:

Marcar consultas na sua Unidade Básica de Saúde mais próxima

Agendar exames

Ter avisos sobre suas consultas, horário de tomar medicação e outros lembretes

de saúde, como mensagens educativas

Dar sua opinião sobre o atendimento

O

que estará disponível no aplicativo:

  • Todas as informações de saúde do usuário (como doenças, alergias, cirurgias, entre outros). Esses dados vêm do SUS, do sistema de saúde que a prefeitura já usava e a partir do primeiro uso;
  • É possível também que o próprio usuário abasteça o aplicativo com seus exames e informações anteriores, realizados em outras clinicas particulares e/ou planos de saúde;
  • Mais de uma conta pode ser gerenciada no mesmo celular (ex: mãe e filho, família), mas cada um com seu perfil;
  • Quem não comparecer a consulta perde a vaga e o aplicativo identifica o próximo da fila de espera;
  • O aplicativo identifica quem tem prioridade de atendimento em consultas especializadas, como pediatra, ginecologista, cardiologista clinico geral, entre outros;
  • O aplicativo usa reconhecimento facial, ou seja, reconhece o rosto do usuário, agilizando o atendimento e juntamente com a senha pessoal garante a segurança dos dados;
  • É preciso ter o Cartão SUS (Informações sobre a confecção do Cartão SUS podem ser obtidas na Secretaria de Saúde).

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 30/01/2020