Apresentação para a imprensa e entidades foi feita na manhã desta quinta-feira, 30 Farroupilha terá uma nova plataforma de gestão de saúde. O objetivo é garantir o acesso ao atendimento de saúde para todos, trabalhando especialmente com a prevenção....
Apresentação para a imprensa e entidades foi feita na manhã desta quinta-feira, 30
Farroupilha terá uma nova plataforma de gestão de saúde. O objetivo é garantir o acesso ao atendimento de saúde para todos, trabalhando especialmente com a prevenção.
O que a Prefeitura adquiriu: A
Prefeitura adquiriu um software de saúde permanente, os equipamentos como
computadores, tablets, totens de atendimento, equipamento para wi-fi e o plano
de internet, serviço de treinamento de médicos, enfermeiros e técnicos,
instalação e manutenção dos equipamentos, além de um espaço virtual para
armazenar todas as informações dos usuários de forma segura, sigilosa e
inviolável.
- Essa plataforma oferece mais de 35
serviços;
- São mais de 300 equipamentos de alta
tecnologia: tablets, notebooks (chromebooks), totens, equipamentos de suporte wireless para uso das UBS, em comodato e sempre
atualizados de acordo com a tecnologia vigente;
- Custo: R$ 3 milhões POR TUDO ISSO, mais R$
196 mil por mês para manutenção do sistema e dos equipamentos, inclusive
substituições de tablets, computadores, etc…O contrato vale por quatro anos,
pois é o que a LEI permite;
- O valor pago é pelo que oferece e não pelo
número de habitantes.
Entenda a plataforma:
- Plataforma 100% online – o usuário pode
acessar o sistema do seu celular, computador, totem. Basta ter acesso a
internet, baixar o aplicativo ou acessar pelo navegador;
- 1º prontuário digital do Brasil;
- Homecare – O cidadão sendo cuidado sem
sair de casa, através do celular e outras formas de contato para quem não tem
acesso à internet;
- Com o controle mais eficaz do histórico de
saúde de todos os farroupilhenses, poderá reduzir a incidência de doenças, já
que identificando sinais e sintomas, o paciente vai procurar atendimento na
hora certa e não tarde demais. Haverá a busca ativa daqueles que necessitam de
atendimento por apresentarem indicativos de enfermidades;
- Vai colaborar com a redução da fila de
espera no SUS, pois os processos de marcação de consulta e exames, por exemplo,
levarão menos tempo;
- Permite o controle de medicamentos das
farmácias populares;
- Datacenter do Google – Garantia que os
dados não sejam extraviados e rackeados (segurança de dados). Sistema
protegido.
- É uma forma de o cidadão interagir com a
Secretaria da Saúde, através da tecnologia.
*Importante:
Dados do paciente são restritos. Somente equipe técnica de saúde terá acesso às
informações.
Acessibilidade
– como o usuário será contatado:
- Pelo aplicativo
- SMS (se não tiver smartphone)
- Telefone fixo (ligação)
- Presencial (indo até a UBS)
- Através da estrutura da saúde (busca ativa
dos agentes de saúde)
O Aplicativo estará disponível para
Android e IOs e será possível:
–
Marcar consultas na sua Unidade Básica de Saúde mais próxima
–
Agendar exames
–
Ter avisos sobre suas consultas, horário de tomar medicação e outros lembretes
de saúde, como mensagens educativas
–
Dar sua opinião sobre o atendimento
O
que estará disponível no aplicativo:
- Todas as informações de saúde do usuário (como doenças, alergias, cirurgias, entre outros). Esses dados vêm do SUS, do sistema de saúde que a prefeitura já usava e a partir do primeiro uso;
- É possível também que o próprio usuário abasteça o aplicativo com seus exames e informações anteriores, realizados em outras clinicas particulares e/ou planos de saúde;
- Mais de uma conta pode ser gerenciada no mesmo celular (ex: mãe e filho, família), mas cada um com seu perfil;
- Quem não comparecer a consulta perde a vaga e o aplicativo identifica o próximo da fila de espera;
- O aplicativo identifica quem tem prioridade de atendimento em consultas especializadas, como pediatra, ginecologista, cardiologista clinico geral, entre outros;
- O aplicativo usa reconhecimento facial, ou seja, reconhece o rosto do usuário, agilizando o atendimento e juntamente com a senha pessoal garante a segurança dos dados;
- É preciso ter o Cartão SUS (Informações sobre a confecção do Cartão SUS podem ser obtidas na Secretaria de Saúde).
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 30/01/2020