No encontro, técnicos e produtores expuseram o atual cenário do fruto no município Emater, Executivo e Legislativo Municipal, Sintrafar, Embrapa, Faculdade de Agronomia da UCS, Fepagro, produtores rurais e demais órgãos ligados a agricultura, estiver...
No encontro, técnicos e produtores expuseram o atual cenário do fruto no município
Emater, Executivo e Legislativo Municipal, Sintrafar, Embrapa, Faculdade de Agronomia da UCS, Fepagro, produtores rurais e demais órgãos ligados a agricultura, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 22, na Câmara de Vereadores para discutir os avanços na pesquisa sobre o kiwi.
O grupo abordou temas como a valorização do kiwi, resgate da produção e foco no manejo da doença que afeta o fruto, bem como formas de maior divulgação e comercialização da produção local.
Dados
de 2018 mostram que foram produzidas no município cerca de 1,5 toneladas de
kiwi. O relatório mostra que houve uma redução de área de produção na última
década, estimando cerca de 70 hectares de terra cultivada atualmente.
Fungos que prejudicam a safra, principalmente de pomares mais antigos e a importação de novas variedades por valores que desequilibram a concorrência de mercado foram alguns itens apontados como influenciadores para a diminuição da produção.
As entidades definiram algumas ações a serem executadas este ano com o objetivo de resgatar a cultura. Entre elas está a realização de um seminário técnico sobre kiwicultura e a criação de uma associação de produtores visando maior visibilidade ao kiwi e busca de políticas públicas que auxiliem no fortalecimento do cultivo.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 22/01/2020