Aquisição de novos equipamentos para escolas e implantação de novos sistemas e serviços estão entre as novidades apresentados nesta segunda-feira, 09, pela Prefeitura Oferecer melhores serviços à população, aperfeiçoar o acesso da comunidade às conta...

Aquisição de novos equipamentos para escolas e implantação de novos sistemas e serviços estão entre as novidades apresentados nesta segunda-feira, 09, pela Prefeitura

Oferecer melhores serviços à população, aperfeiçoar o acesso da comunidade às contas públicas, manter a memória da cidade, armazenar dados importantes de forma segura e preparar crianças e adolescentes para o mercado de trabalho. Essas são apenas algumas das vantagens de utilizar a tecnologia da informação como um recurso estratégico na administração pública, como vem fazendo o Executivo farroupilhense. Na tarde desta segunda-feira, 09, a Prefeitura apresentou os investimentos realizados na área e os resultados já alcançados.

O Secretário de Planejamento, Gabriel Tavares, que conduziu a

apresentação, destacou a aquisição de novos equipamentos, novos sistemas e

serviços e as práticas adotadas para uma cidade digital. Com a integração da Unidade

Central de Tecnologia da Informação (UCTI) à pasta, o assunto passou a receber

um olhar diferenciado, que está qualificando o trabalho do servidor e

entregando melhores soluções à comunidade.

Dentre os avanços estão a implantação de sistema de Solução Integrada de Gestão Pública Municipal, a aquisição de Storage de 16 TB, aumentando a capacidade e segurança de armazenamento de dados municipais, a compra de 358 novos computadores, dos quais 265 serão destinados à Secretaria de Educação, mesas digitalizadoras, projetores, televisões, kits de robótica e robôs humanoides para escolas, dentre outros.

Para a Secretária de Educação, Elaine Giuliato, 2020 será um ano de mudança significativas tanto nas escolas, na sala de aula, quanto no Centro de Formação de Professores, que está passando por reforma e receberá grande quantidade dos equipamentos.

O Chefe de Gabinete, Vandré Fardin, resgatou o início do movimento para que Farroupilha caminhasse rumo ao digital, reforçando a importância do trabalho em equipe e do compromisso em fazer o melhor para evoluir.

 “Todos esses investimentos recentes em tecnologia, incluindo o Pacote de modernização da segurança pública e viária somam R$ 15 milhões. Mas e como a prefeitura tem este valor para investir? Através de economia: o asfalto é um exemplo. Um quilômetro custava um milhão, e agora irá custar cerca de R$ 320 mil apenas. Isso foi conquistado com ajustes, novas ideias, e a vontade de fazer o melhor por Farroupilha”, destacou o Prefeito Claiton Gonçalves.

O Secretário de Desenvolvimento Humano e Gestão, João Sarate, lembrou que em um mundo cada vez mais digital, a Prefeitura precisa oferecer facilidades para o cidadão, mas que as mudanças contemplam os próprios servidores, que consequentemente poderão prestar serviços com mais agilidade, gerando mais economia.

Texto: Renata Parisotto

Fotos: Maíra Azevedo

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Data de publicação: 10/12/2019