Na oportunidade foi apresentada estratégia para a implementação do Centro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Preocupado com a questão que envolve resíduos sólidos e orgânicos, o município deu, nesta terça-feira, dia 3, mais um passo n...
Na oportunidade foi apresentada estratégia para a implementação do Centro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Preocupado com a questão que envolve resíduos sólidos e orgânicos, o município deu, nesta terça-feira, dia 3, mais um passo na busca de soluções para o problema.
Em audiência pública promovida pela Secretaria do Meio Ambiente com o tema: Compostagem Orgânica e Gestão de Resíduos Sólidos, foi apresentada a proposta para a implementação de uma iniciativa visando um NOVO MODELO DE GESTÃO E OPERAÇÃO para os Resíduos Sólidos em Farroupilha, com a criação do CENTRO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS, contemplando o PROGRAMA COMPOSTA FARROUPILHA com foco na Compostagem Orgânica dos Resíduos. Além de uma estratégia para a viabilizar a implementação da LOGÍSTICA REVERSA dos Resíduos Sólidos.debatido.
O Encontro teve foco na melhoria da gestão e operação e na implementação de técnicas e processos mais eficientes e a explanação ficou a cargo dos servidores Rogério Pergher e Rui Gonçalves de Oliveira.
Conheça um pouco mais sobre a proposta:
Centro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Conforme o conceito desenvolvido pelo poder público, a estratégia do Centro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos concentraria, em um só local, duas unidades para a Gestão de Resíduos Sólidos – contendo serviços e estruturas para o recebimento dos resíduos associados à Logística Reversa e o Programa Composta Farroupilha.
Serviços e Estruturas da Unidade do Programa Composta Farroupilha
O local contará, também, com a Unidade de Gestão da Logística Reversa, uma área estratégica à gestão dos resíduos que ainda não possuem uma solução à contento. Para isso, serão instaladas estruturas para o recebimento dos resíduos associados à Logística Reversa como pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, equipamentos associados à linha branca (geladeiras, máquinas de lavar, fogões) e latas de tinta.
Serviços e Estruturas do Programa Composta Farroupilha
Nesta unidade ficará o Centro de Compostagem Orgânica, do Programa Composta Farroupilha, para onde irá todo o material orgânico recolhido em Farroupilha, e onde será realizado o processo de compostagem, gerando adubo orgânico (humus) e biofertilizante.
Esta unidade será responsável, também, pela manutenção de Hortas Orgânicas, onde o humus e o biofertilizante resultantes da compostagem serão utilizados no cultivo de verduras, frutas e legumes. A produção de hortifrútis seria destinada à merenda escolar municipal e ao Hospital Beneficente São Carlos.
Na Unidade de Gestão da Logística Reversa, por exemplo, a intenção é firmar acordos setoriais locais com o setor empresarial – que são os responsáveis pelo recolhimento dos resíduos relacionados à área, conforme determinação legal nacional. Hoje, este setor não possui espaço para realizar esta operação ou tem um custo agregado. Essa situação acaba dificultando o descarte correto destes equipamentos e/ou produtos por parte da comunidade. Desta forma, este espaço disponibilizado pelo poder público viria a auxiliá-los na implementação desta prerrogativa legal, além de organizar uma cadeia de resíduos de difícil gestão.
Conforme Rui e Rogério, no caso da compostagem orgânica, as vantagens são muitas. Além do fato de melhorar consideravelmente a qualidade dos resíduos da Coleta Seletiva e na sua destinação correta, aumentando a eficiência na triagem e reaproveitamento, a iniciativa também prevê a possibilidade de trabalhar com pessoas e/ou entidades que fazem parte de projetos sociais, tornando essa iniciativa uma fonte de renda.
Outro fator é a promoção da educação ambiental. Além disso, crianças, adolescentes das escolas municipais e todos que precisam de internação no único hospital da cidade seriam beneficiados com uma alimentação saudável.
Na avaliação do secretário da pasta Tiago Ilha, a audiência foi extremamente positiva e atingiu o objetivo. Para ele, o assunto merece total atenção e o município está trabalhando para que resíduos sólidos e orgânicos tenham destino certo e o meio ambiente seja cada vez mais preservado.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Fotos: Rodrigo Martins
E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 04/12/2019