Premiação acontece hoje, em Porto Alegre Farroupilha é uma das cidades finalistas do 18º Prêmio Gestor Público (PGP), com o projeto Re-ciclos da Terra.

Premiação acontece hoje, em Porto Alegre

Farroupilha é uma das cidades finalistas do 18º Prêmio Gestor Público (PGP), com o projeto Re-ciclos da Terra. Os vencedores serão revelados hoje, 05 de novembro, durante cerimônia no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.

Neste ano, o prêmio tem como tema “Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável”. A iniciativa é de responsabilidade social do Sindifisco-RS e da Afisvec, entidades representativas da categoria dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS. Nesta edição foram inscritos 150 projetos de 77 municípios.

Re-ciclos da Terra

O projeto que está concorrendo ao Prêmio iniciou de forma experimental em agosto de 2018, quando detectou-se, através do Plano Municipal de Saneamento, que 700 a 900 toneladas de material orgânico, oriundo de podas de árvores, capina e roçagem da cidade, eram destinados ao aterro municipal anualmente. Com o intuito de diminuir esse volume, surgiu a ideia de reutilizar o material na produção de composto orgânico, através do processo de compostagem.  Após a poda da vegetação, a trituração dos galhos é realizada in loco. Estes resíduos são depositados em caminhões e encaminhados ao Horto Municipal, onde são depositados em duas leiuras de compostagem ideais para que o volume atinja a temperatura ideal e o formato piramidal. O Re-ciclos é vinculado ao Programa Farroupilha que Quero Bem.

Farroupilha já recebeu quatro vezes o

Prêmio Gestor Público

No ano passado, o município foi agraciado com menção honrosa do Prêmio Gestor Público, por manter os projetos Farmácia Solidare e Atitude Cidadã. Em 2017, Farroupilha foi premiada com o projeto “Atitude Cidadã, na categoria Administração Tributária. A ação leva para a sala de aula das escolas municipais a educação fiscal, financeira e dos direitos e deveres do consumidor, incentivando-os a economizar, avaliar a necessidade de consumo, exigir a nota fiscal, entender para que servem os tributos, entre outras lições de extrema importância na vida adulta. Além disso, toda a comunidade está sendo sensibilizada sobre a importância da administração tributária, através da adesão do município ao Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Já em 2016, Farroupilha conquistou o troféu com o projeto “Farmácia Solidare”. Coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama, a farmácia foi montada a partir de doações e hoje beneficia centenas de farroupilhenses que não tem condições financeiras de adquirir remédios para o seu tratamento de saúde. A Solidare ainda tem como objetivo reduzir o desperdício de medicamentos, diminuir o descarte incorreto no meio ambiente, evitar a automedicação e as intoxicações. Atualmente, ela é mantida com a solidariedade da população, que entrega antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, leites especiais, anti-hipertensivos, colírios, entre outros itens que não utilizam mais em diversos pontos de coleta espalhados pela cidade.

Em 2015, o município levou o Prêmio com o projeto “Educação Digital no Fazer pedagógico”, que oferece a educação digital aos professores da rede municipal de ensino. Para isso, diversas ações foram implantadas pela Secretaria Municipal de Educação, como a criação do Núcleo de Apoio tecnológico de Farroupilha (NATFAR), que proporciona aos professores da rede municipal de ensino o acesso à formação digital. É no local que os docentes atualizem seus conhecimentos para poder repassá-los de forma adequada aos alunos da educação infantil até o nono ano. O diferencial em relação a outros municípios, é que a capacitações são ofertadas dentro da carga horária dos professores.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

renata@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 05/11/2019