O Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado sempre no terceiro sábado de outubro, foi instituído em 2017 com o objetivo de enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da doença sexualmente transmissível.
O Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado sempre no terceiro sábado de outubro, foi instituído em 2017 com o objetivo de enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da doença sexualmente transmissível. Para chamar atenção para a data, em Farroupilha, a Secretaria de Saúde e Associação Farroupilhense Pró-Saúde realizam uma ação especial na Praça da Matriz. Será na próxima sexta-feira, 25, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
Além da realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e folders sobre o tema, as equipes de saúde também orientarão a comunidade sobre os testes oferecidos diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e como ter acesso a eles. Na data, todos os postos de saúde do município também estarão realizando atividades alusivas ao tema.
O que é a Sífilis?
Sífilis, ou Lues, é uma infecção causada pela
bactéria Treponema pallidum. É curável e exclusiva do ser humano, tendo como
principal via de transmissão, o contato sexual, seguido pela transmissão para o
feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou
tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por sangue contaminado.
A sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita) e pela amamentação.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
renata@farroupilha.res,gov.br
Data de publicação: 22/10/2019