O Centro de Atendimento Integral 1º de Maio promove no dia 25 de outubro, um Recital de Música. O evento acontece às 19h30min, no Salão da Comunidade do bairro.

 

            O Centro de Atendimento Integral 1º de Maio promove no dia 25 de outubro, um Recital de Música. O evento acontece às 19h30min, no Salão da Comunidade do bairro.

Durante o Recital, o público poderá conferir a apresentação da Orquestra, dos alunos individualmente e em grupos, turmas de iniciação musical, além da participação especial da cantora Patrícia Dornelles. O repertório bem variado será composto por trilhas de filmes conhecidos do grande público, temas de desenhos animados e canções clássicas como é o caso de “Como é grande o meu amor”, de Roberto Carlos.

O CAI 1º de Maio é uma instituição pública, mantida pela prefeitura de Farroupilha. O projeto da Orquestra conta com o aporte financeiro do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e com a colaboração espontânea da comunidade escolar.

A música é

uma das atividades de destaque da instituição. As aulas são ministradas pelo

professor Eduardo Reis Soares e são oferecidas a todos os alunos. Então, são

selecionados os estudantes com maior interesse e aptidão para serem inseridos

no grupo de instrumentistas da Orquestra 1º de Maio, que hoje conta com

aproximadamente 50 alunos, que ensaiam duas vezes por semana, juntos e

separadamente e em horários pré-definidos. Os alunos têm acesso a instrumentos

como flautas (doce e transversal), escaletas, clarinetes, trompetes, violinos,

violoncelos, saxofones e também instrumentos de percussão.

            Na orquestra, os alunos são responsáveis por aprender as músicas propostas, participar dos ensaios e apresentações, ajudar aqueles que estão a menos tempo no grupo, colaborar com os colegas e o professor durante as atividades e auxiliar na montagem e desmontagem de todo o aparato necessário para os ensaios e apresentações. Entre os integrantes há alguns que exercem funções específicas como afinador, organizador, montador, entre outras. Dessa forma, eles aprendem a ter responsabilidade e a cooperar.   

           

Texto e fotos: Centro de Atendimento Integral – CAI 1º de Maio

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Data de publicação: 22/10/2019