O Projeto PETI nas escolas tem como público alunos dos 5º anos das escolas municipais e é uma iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habita...
O Projeto PETI nas escolas tem como público alunos dos 5º anos das escolas municipais e é uma iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação
O projeto tem como objetivo esclarecer o que é e o que
caracteriza o trabalho infantil, bem como promover a reflexão e diálogo
referente ao tema, uma vez que o conhecimento sobre o assunto precisa ser
aprofundado para evitar que seja debatido apenas pelo senso comum da sociedade.
Durante as visitas foram distribuídos de kits contendo: Gibi da Turma da Mônica intitulado “Trabalho Infantil nem de brincadeira”; estojo; apontador; caixa de lápis de cor; lixeira; folders sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Catavento do PETI.
A secretária
Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Menegotto é
taxativa: “todas as ações desenvolvidas em relação ao Programa de Erradicação
do Trabalho Infantil são de extrema importância, pois queremos adultos e crianças
do município conscientes da importância de uma dedicação integral aos estudos
nessa fase da vida, para que nossos pequenos e pequenas tenham totais condições
e apoio no seu desenvolvimento”.
Escolas visitadas durante o mês de agosto de 2019:
EMEF ANGELO VENZON NETO
Data: 23 de agosto de 2019
Visita a duas turmas, totalizando 25 alunos e 30
funcionários
EMEF ANGELO CHIELE
Data: 26 de agosto de 2019
Visita a três turmas, totalizando 58 alunos e 60
funcionários
EMEF ANTONIO MINELLA
Data: 27 de agosto de 2019
Visita a duas turmas, totalizando 40 alunos e 36
funcionários
EMEF CINQUENTENÁRIO
Data: 30 de agosto de 2019
Visita a uma turma, totalizando 20 alunos e 40 funcionários
Segundo a
Educadora Social do CREAS, Priscilla Fogaça Pinto: “o projeto PETI nas escolas
é fundamental para a reflexão sobre o que é trabalho infantil, pois quando
crianças e adolescentes trabalham, dificilmente usufruem de todos os seus
direitos, o PETI demonstra os danos sociais causados pelo trabalho infantil,
que compromete a educação, a saúde, a alegria e a infância das crianças”.
PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI)
Conjunto de ações que têm o objetivo de retirar
crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na
condição de aprendiz a partir de 14 anos. O programa, além de assegurar
transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e
dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento. A frequência à escola
também é exigida.
O que é
considerado trabalho infantil:
Qualquer
trabalho exercido por criança e adolescente com menos de 16 anos é considerado
trabalho infantil. E trabalho infantil é proibido por lei*. Mesmo assim, é
possível encontrar esse tipo de trabalho nos ambientes mais diversos, públicos
ou privados, seja na casa de alguém que você conhece, no restaurante do seu
bairro, na esquina daquela avenida, seja naqueles lugares onde o trabalho
infantil é menos recriminado socialmente, como no trabalho rural, no trabalho
doméstico, ou naqueles relacionados a atividades ilegais, como a exploração
sexual e o tráfico de drogas. De qualquer forma, ou onde quer que aconteça,
esse tipo de prática deve ser combatido e denunciado. Porque só assim se
garante o direito fundamental de qualquer criança: Crescer e se preparar para o
futuro sem precisar trabalhar para se sustentar.
*Adolescentes entre 14 e 15 anos só podem trabalhar na condição de aprendiz.
DENUNCIE:
Disque 100
Conselho Tutelar em Farroupilha – Fone: (54) 3268.3985
CREAS Farroupilha – Fone: (54) 3268-1414 e (54) 99628.3752
Superintendência Regional do Trabalho e emprego em Caxias do Sul – Fone: (54) 3221.3116
Texto e fotos: Matheus Chiele Capellari/Desenvolvimento Social e Habitação
Edição: Adriana Lins
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Data de publicação: 26/09/2019