Em sete noites de realização, turistas de seis estados e 70 cidades apreciaram à vontade vinhos e espumantes da Capital Nacional do Moscatel; sucesso de público motiva a possibilidade de aumentar o funcionamento em um final de semana, estendendo a re...
Em sete noites de realização, turistas de seis estados e 70 cidades apreciaram à vontade vinhos e espumantes da Capital Nacional do Moscatel; sucesso de público motiva a possibilidade de aumentar o funcionamento em um final de semana, estendendo a realização durante todo mês de setembro em 2020
Terminou no último sábado, 21 de setembro, a 9ª edição do Festival do Moscatel, em Farroupilha. Em quatro finais de semana de realização, nos dias 31 de agosto, 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de setembro, o evento enogastronômico serviu à vontade ao público visitante bebidas premiadas da Associação de Vinícolas de Farroupilha (Afavin) e cardápio especial preparado pela equipe Dirceu Dalla Riva com assessoria da chef Janete Canello. A edição teve ocupação máxima de lugares, com a maioria das noites tendo ingressos esgotados com mais de um mês de antecedência, mesmo havendo nessa edição o incremento de um sábado em relação às anteriores, estratégia adotada para atender a demanda crescente de visitantes. Esse sucesso de público motiva a possibilidade de aumentar o funcionamento em um final de semana, estendendo a realização durante todo mês de setembro, em 2020.
O Festival do Moscatel promove em âmbito nacional o posto ocupado por Farroupilha de maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato, o que credenciou, em 2015, a obtenção da Indicação de Procedência Farroupilha, focada nos produtos moscatéis, e em janeiro de 2019, a oficialização, com lei sancionada pelo presidente da República, do município de Farroupilha como a Capital Nacional do Moscatel. Ao mesmo tempo, o evento aproxima o consumidor dos produtos elaborados pelas vinícolas farroupilhenses. Mais de 40 diferentes rótulos, entre vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva, foram servidos na grande ilha central pelas empresas Adega Chesini, Casa Perini, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Monte Paschoal, Vinhos Cappelletti, Vinhos Tonini e Vinícola Colombo.
A presidente da Associação de Vinícolas de Farroupilha, Rosane Meggiolaro Cappelletti, comemora o sucesso de mais uma edição, que teve consumo médio superior a uma garrafa por pessoa. “No Festival do Moscatel temos a oportunidade de apresentar e servir nossos rótulos diretamente ao consumidor, numa relação de proximidade e festividade que favorece a conquista de novos clientes e, diria, até mesmo, fãs. Uma privilegiada forma de trabalharmos a promoção e a visibilidade das empresas e nossos produtos”, aponta. O Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali, destaca a importância do Festival do Moscatel no desenvolvimento turístico local, ao evidenciar, por exemplo, o aquecimento registrado junto à rede hoteleira, com taxa de ocupação superior a 90%, de sexta a domingo, no período, sendo que cerca de 85% dos ingressos do evento foram comercializados para visitantes oriundos de 70 municípios, de seis estados brasileiros. “ O Festival do Moscatel se consolida como o principal evento turístico de Farroupilha. A sua realização impulsiona a cadeia turística local e faz com que o município se firme como um dos importantes destinos da Serra Gaúcha”, menciona.
Um exemplo é a agente de turismo Sinara Ribeiro, da agência Sizutur, de Viamão-RS. Ela traz visitantes ao Festival do Moscatel há quatro edições. Nesse ano, foram dois grupos totalizando 85 pessoas. Sinara destaca que o evento é sempre muito esperado por seus clientes. “Eles querem vir todos os anos porque o Festival do Moscatel proporciona um final de semana inteiro com uma programação muito especial, em que além da comida, bebida, música e ambiente maravilhosos do festival, à noite, durante o dia temos a oportunidade de visitar as vinícolas e outros pontos turísticos”, conta.
Luciana e Márcio de Souza, de Charqueadas-RS, estiveram no Festival do Moscatel pela terceira vez e acrescentam outro motivo pelo qual retornam. “Sempre fazemos novos amigos aqui, gostamos muito da receptividade e da convivência com as pessoas de outros locais, que o evento proporciona”, menciona Luciana.
E, claro, as bebidas são o principal atrativo. “As bebidas são excelentes, servidas na temperatura ideal. Tentamos apreciar o máximo possível – porque a variedade é enorme – e aproveitamos para comprar vinhos e espumantes para levar para nossa cidade, para nosso consumo e para presentear”, menciona José Carlos Teloeken, de Cruz Alta.
A realização do 9º Festival do Moscatel é da Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin). Patrocinam o evento Mario Tur, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), Tramontina, BiotecSul e Scholle IPN.
Informações sobre a edição 2020 poderão ser acompanhadas nos próximos meses no Facebook e Instagram Festival do Moscatel ou solicitadas junto à Secretaria de Turismo e cultura de Farroupilha, pelo telefone (54) 3261.6963 ou e-mail turismo@farroupilha.rs.gov.br.
Texto e fotos: Marciele Scarton/ Imediata Comunicação
Edição: Adriana Lins
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Data de publicação: 24/09/2019