Mais de 19o pessoas participaram da X Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro de Convivência Idosos São José.
Mais de 19o pessoas participaram da X Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro de Convivência Idosos São José. O encontro foi realizado na quinta-feira, 12 de setembro e a organização foi conjunta entre Administração Municipal, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
O tema desta edição foi “A Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento e Participação Social”. A programação contou com a abertura oficial do prefeito Claiton Gonçalves e apresentação do ““Rap do 2040”, música tema do Projeto Farroupilha 2020-2040, composta por adolescentes que integram os Serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nas oficinais de hip hop.
Na oportunidade foi aprovado o Regimento da Conferência e a apresentação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no Município, feita pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Menegotto.
O evento contou com palestra da Assistente Social, Vanusa Tavares de Oliveira, com o tema: “Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social”.
Após as apresentações foram realizados debates, trabalhos em grupos e a eleição dos delegados para a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, além da plenária para a aprovação das propostas que se originaram nos grupos do trabalho:
Confira as propostas:
EIXO 1 – O Direito a Assistência Social Direito Social, Proteção Social e Seguridade Social – Dever do Estado – Direito do Povo (4 propostas)
PROPOSTAS |
MUNICÍPIO |
ESTADO |
UNIÃO |
Cenário de redução dos direitos sociais e humanos |
Revisar os critérios da legislação do Passe Livre Municipal. Baixar para 60 anos para idoso, Classificação Internacional de Doenças – CID para Pessoas Com Deficiência – PCDs |
Rever os critérios da legislação para garantir o direito ao Passe Livre Idoso, para aqueles que não são aposentados |
Rever os critérios da legislação para garantir o direito ao Passe Livre Idoso,para aqueles que não são aposentados |
Práticas políticas na contramão dos direitos sociais: internação involuntária, higienização, comunidades terapêuticas |
Garantir oferta de Serviços para pessoas em situação de dependência química, bem como o acompanhamento familiar |
Garantir repasse de recursos para oferta de Serviços para pessoas em situação de dependência química |
Garantir repasse de recursos para oferta de Serviços para pessoas em situação de dependência química |
As mudanças no acesso ao BPC e os impactos negativos à sociedade |
Garantir que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC sejam devidamente acompanhados pela Política de Assistência Social |
Prestar assessoramento aos Municípios in loco |
Manutenção e qualificação da legislação do Benefício de Prestação Continuada – BPC: revisão de Classificação Internacional de Doenças – CID, idade e renda per capita, bem como garantir que a Gestão do acesso ao BPC, seja de responsabilidade do INSS |
A intersetorialidade do SUAS e a relação com o Sistema de Justiça |
Garantir a intersetorialidade entre as Políticas Sociais Públicas e o Sistema de Justiça |
Normatizar as funções dos trabalhadores do SUAS às demandas do Poder Judiciário |
Normatizar as funções dos trabalhadores do SUAS às demandas do Poder Judiciário |
EIXO 2 – Gestão, Execução e Financiamento da Política de Assistência Social (5 propostas)
PROPOSTAS |
MUNICÍPIO |
ESTADO |
UNIÃO |
O II Plano Decenal e Pacto de Aprimoramento da Gestão do SUAS |
Qualificar a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios |
Garantir assessoramento técnico de qualidade aos Municípios |
Garantir Política de Educação Permanente no SUAS – CapacitaSUAS |
Os impactos da Emenda Constitucional 95/2016: redução de investimentos nas políticas setoriais |
Manter e ampliar os recursos alocados no Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS |
Criar mecanismos de enfrentamento para reavaliação da Emenda 95/2016, no período anterior aos 10 anos previstos nesta Emenda |
Reavaliar a Emenda Constitucional 95/2016, considerando o período anterior aos 10 anos previstos nesta Emenda, por meio de Projeto de Lei Complementar, frente ao aumento das demandas |
O Cofinanciamento da Política de Assistência Social e a Portaria nº 88/2015 |
Garantir o Cofinanciamento da Política de Assistência Social |
Garantir o Cofinanciamento da Política de Assistência Social |
Garantir o Cofinanciamento da Política de Assistência Social |
A realidade do SUAS na efetivação dos programas, serviços e benefícios |
Implantação e implementação de um CRAS com acessibilidade |
Garantir o cofinanciamento dos Benefícios Eventuais |
Implementar e/ou ampliar benefícios, serviços, programas e projetos com caráter universalizante |
A gestão do trabalho no SUAS |
Garantir que a equipe de trabalhadores do SUAS seja de acordo com a NOB/RH/SUAS |
Garantir que a equipe de trabalhadores do SUAS seja de acordo com a NOB/RH/SUAS |
Garantir que a equipe de trabalhadores do SUAS seja de acordo com a NOB/RH/SUAS |
EIXO 3 – Participação e Controle Social (3 propostas)
PROPOSTAS |
MUNICÍPIO |
ESTADO |
UNIÃO |
Perspectivas frente ao cenário atual de redução da participação e controle social |
Manutenção e fortalecimento do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS |
Manutenção e fortalecimento do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS |
Manutenção e fortalecimento do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS |
Estrutura e Financiamento dos Conselhos – órgão gestor, IGD-SUAS e IGD-PBF |
Garantir que no mínimo 3%dos recursos dos IGD – SUAS e IGD – PBF, sejam investidos no CMAS |
Garantir que no mínimo 3% dos recursos dos IGD – SUAS e IGD – PBF, sejam investidos no CEAS |
Garantir que no mínimo 3% dos recursos dos IGD – SUAS e IGD – PBF, sejam investidos no CNAS |
Paridade na representação: contradições na participação do SUAS |
Garantir que a composição do CMAS seja paritária (governo, sociedade civil, trabalhadores do SUAS e usuários), ou seja, garantindo 25% de representatividade para cada segmento |
Garantir que a composição do CEAS seja paritária (governo, sociedade civil, trabalhadores do SUAS e usuários), ou seja, garantindo 25% de representatividade para cada segmento |
Garantir que a composição do CEAS seja paritária (governo, sociedade civil, trabalhadores do SUAS e usuários), ou seja, garantindo 25% de representatividade para cada segmento |
Após a Conferência, a secretária Maria da Glória citou a importância da realização: “são esses espaços para debates coletivos que dão oportunidade de uma participação social mais ativa, acrescentando muito na discussão e avaliação. A união entre sociedade civil, que é a população, trabalhadores e entidades de assistência social serve para consolidar e ampliar os direitos sócio-assistenciais dos seus usuários”.
Texto e fotos: Matheus Capellari / Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 23/09/2019