Wine South America ocorre de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. São esperadas mais de 250 marcas expositoras nacionais e estrangeiras O município de Farroupilha marcará presença na 2ª edição da Wine South America.
Wine South America ocorre de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. São esperadas mais de 250 marcas expositoras nacionais e estrangeiras
O município de Farroupilha marcará presença na 2ª edição da Wine South America. A participação na maior feira profissional de vinhos da América Latina tem como objetivo destacar a cidade como a Capital Nacional do Moscatel, cujo título foi instituído por lei federal sancionada em janeiro deste ano pelo presidente Jair Bolsonaro. Em 2015, Farroupilha, maior produtor de uvas moscato do Rio Grande do Sul, obteve do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o certificado de Indicação de Procedência (IP) para vinhos moscatéis, ou seja, elaborados a partir de variedades de moscato.
Organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, o estande é uma parceria da prefeitura com a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) e contará com a presença de quatro vinícolas – Adega Chesini, Cave Antiga, Cooperativa Vinícola São João e Basso –, que apresentarão ao público da feira os produtos de seus portfólios e novidades. Além das quatro empresas que estarão no espaço da Afavin, outra vinícola de Farroupilha (Casa Perini) confirmou presença na Wine South America.
“O objetivo da Afavin é promover a Capital Brasileira do Moscatel nesta feira de magnitude e expressão internacional. Temos a expectativa de mostrar para consumidores e compradores a consistência da região produtora de Farroupilha e o potencial que temos dentro da Serra Gaúcha com produtos avalizados pela Indicação de Procedência para subprodutos de moscatel, valorizando a qualidade, a tipicidade e as tendências dentro da taça. Além desse objetivo comum, cada empresa participante tem a oportunidade de promover seus produtos e gerar negócios individualmente”, destaca a presidente da Afavin, Rosane Meggiolaro Cappelletti.
Quem passar pelo espaço coletivo também poderá obter informações dos atrativos turísticos de Farroupilha, com destaque para o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e os Caminhos de Caravaggio, o Roteiro Farroupilha Colonial, o Parque Salto Ventoso e o Festival do Moscatel, que em 2019 chega à nona edição. Este ano, o evento ocorre de 31 de agosto a 21 de setembro, aos finais de semana. A previsão é de que o Festival do Moscatel ocorra em 2020 nos finais de semana de setembro.
Além dos principais players nacionais, já está confirmada a participação de expositores de países como África do Sul, Argentina, Áustria, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. A expectativa é superar as 250 marcas da primeira edição, em 2018, quando aproximadamente 6 mil visitantes passaram pelo Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque). A principal feira profissional do setor na América Latina terá ainda estandes de cachaçarias e produtores de azeite de oliva.
Também serão realizadas rodadas de negócio com compradores nacionais e internacionais, viabilizados por meio de parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Concursos e masterclasses
Entre as principais novidades da edição deste ano é o concurso 10 Star Wines – Wine South America Awards, que vai premiar os melhores rótulos expostos no evento. Com curadoria da revista Prazeres da Mesa, cada marca pôde inscrever até dois rótulos de seu portfólio entre as 10 categorias da premiação, que incluem nacionais e importados. O anúncio oficial dos vencedores será realizado no primeiro dia do evento (25 de setembro) . Os produtos ganhadores estarão expostos em local destacado e será promovida uma degustação premium com os rótulos vencedores, no dia 26.
Outro concurso, com curadoria da Embrapa Uva e Vinho, premiará os melhores sucos do Brasil, em três categorias: Suco de Uva 100%, Suco de Uva Integral e Suco de Uva Orgânico. O anúncio oficial dos vencedores será realizado também no primeiro dia da Wine South America, no auditório Wine Conference. Os sucos de uva ganhadores estarão identificados com selos, em exposição nos seus estandes durante os três dias de evento. Também será promovida, no dia 26, uma masterclass com as bebidas vencedoras.
Nos três dias de evento, o público também poderá participar de atividades temáticas. Entre os destaques está a volta do Master of Wine britânico Alistair Cooper que apresentará a sua seleção de melhores vinhos e espumantes brasileiros. Outra atração é o painel com as empresas Wine.com e Evino, que falarão sobre e-commerce , um mercado que vem crescendo de forma rápida e consistente em todos os continentes.
A Wine South America contará, ainda, com degustações orientadas de vinhos brasileiros, em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Integram também a programação da feira masterclasses sobre o produto que levou a Argentina ao estrelato no mundo do vinho, o Malbec, e painéis sobre a produção vinícola do Uruguai, França, Itália e Portugal.
Avaliação Nacional de Vinhos
Assim como ocorreu na primeira edição, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) é apoiadora da feira, já que o evento culmina com a Avaliação Nacional de Vinhos, realizada anualmente pela entidade no último sábado de setembro. Único do gênero no mundo, o evento carrega a força do vinho brasileiro, sua evolução e DNA. As amostras de oito regiões produtoras do país já foram degustadas às cegas por enólogos e o resultado será apresentado para o grande público no dia 28 de setembro, em Bento Gonçalves.
“A Wine South America chegou para fortalecer o que produzimos, como canal de ligação com o mercado, aproximando quem aprecia de quem elabora. Nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros e, junto com a feira, esperamos poder levar os rótulos verde-amarelos para os quatro cantos do mundo”, reforça o enólogo Daniel Salvador, presidente da ABE.
Sobre a Wine South America
Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa, a Wine South America tem todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.
SERVIÇO
2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481), em Bento Gonçalves (RS) – Brasil
Ingressos: no sitewww.winesa.com.br
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
Outras informações: no sitewww.winesa.com.br, pelo e-mailinfo@winesa.com.brou pelo telefone (54) 3455.6711
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul
Assessoria de imprensa da Wine South America:
MCom Ação & Comunicação | (54) 3538.3048
Cassiano Farina: cassiano@mcombr.com.br | (54) 9.9937.9027
Camila Ruzzarin: camila@mcombr.com.br | (54) 9.9190.1392
Diego Adami: mcom@mcombr.com.br | (54) 9.8111.6007
Data de publicação: 16/09/2019