Desde que lançado, em maio deste ano, o roteiro turístico Caminhos de Caravaggio – que liga os dois Santuários em homenageiam à Nossa Senhora, em Canela e Farroupilha – é desbravado por romeiros e ciclistas, em uma experiência que une religiosidade, a...

Desde que lançado, em maio deste ano, o roteiro turístico Caminhos de Caravaggio – que liga os dois Santuários em homenageiam à Nossa Senhora, em Canela e Farroupilha – é desbravado por romeiros e ciclistas, em uma experiência que une religiosidade, aventura e superação.

É o caso dos nove amigos que decidiram encarar a missão de percorrer os 200 quilômetros de bicicleta nos dias 7 e 8 de setembro: Lucas Parizotto, Jakson Ganzer, Ademir Althaus, Maicon Silvestrin, Paulo Jocemar Miranda, Patrick Ferreira, Genesio Da Luz, Daniel Seitenfus e João Prause Messinger, todos moradores de Farroupilha. “Somos o Upa Bike, um grupo de ciclistas amador, que tem o único propósito de se divertir e passar bons momentos entre amigos. Nosso lema sempre foi o “sai junto, chega junto”. Com isso em mente, pensei, podemos fazer, podemos ser os primeiros farroupilhenses a fazer de bike o trajeto”, conta Lucas Parizotto.

Lucas destaca que este foi o percurso mais longo que todos percorreram e que mesmo com as dificuldades, especialmente climáticas, foi possível aproveitar cada momento. “Apreciamos a alegria de cada descida e preço que ela cobra, pois sempre a frente tem uma subida, apreciamos as belas paisagens da Serra Gaúcha, o acolhimento fraterno do interiorano, mas o melhor foi poder viver a amizade e a parceria entre nós, isso vai ficar marcado para sempre em nossos corações”

Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona introspecção, elevação espiritual e superação de desafios, sentimentos comprovados pelos ciclistas. “ A cada quilometro percorrido, a nossa busca interior por força se apoiava na espiritualidade, o nível de autoconhecimento que se atinge é surreal. Comentamos por várias vezes que não conseguíamos entender de onde tiramos força para continuar. É nessa hora que a fé se apresenta”, comenta Jackson.

“A chegada foi linda. Quando entramos na reta do Santuário de Farroupilha nos perfilamos e a emoção tomou conta, todos chorando de alegria, emoção e agradecimento. O momento mais marcante da nossa peregrinação que emociona até agora foi o de chegar ver meus irmãos tão emocionados quanto eu, olhar para frente ver o Santuário e as nossas famílias, vibrando e gritando nos esperando para dar um forte abraço e aquele parabéns tão gostoso de ouvir. Nesse momento a única coisa que consegui fazer foi reunir meus irmãos nossas famílias e com uma oração agradecer a Deus e a Nossa Senhora do Caravaggio por cada momento por cada detalhe”, diz Lucas.

Conheça a rota

A rota Caminhos de Caravaggio liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

O roteiro de âmbito regional, conta com aproximadamente 200 quilômetros que aproximarão as duas regiões turísticas Uva e Vinho e Hortênsias. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta e outras modalidades. Todas permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes.

PROGRAME-SE

O que é : roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, que liga os Santuários de Canela, situado na localidade de Saiqui, até o Santuário de Farroupilha.

Onde: Os Caminhos de Caravaggio passam pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do sul e Farroupilha.

Como participar: todas as informações estão disponíveis no Guia do Romeiro. É o viajante que deve organizar as hospedagens e reservas. O sitehttp://caravaggio.org.br/caminhosdecaravaggio/reúne todas as informações para quem decide participar.

Duração: recomenda-se, em média, que o romeiro percorra 20 quilômetros por dia, totalizando 10 dias de caminhada. No entanto, quem dita o ritmo é o caminhante!

Na chegada, o caminhante recebe um certificado e ainda pode tocar o Sino do Peregrino, simbolizando a chegada.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

renata@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 13/09/2019