A Secretaria do Meio Ambiente já iniciou os estudos na área destinados a criação da unidade de conservação no Balneário Santa Rita.
A Secretaria do Meio Ambiente já iniciou os estudos na área destinados a criação da unidade de conservação no Balneário Santa Rita. Nestas primeiras incursões já foi possível identificar diversas trilhas clandestinas que vinham sendo usadas por jipeiros, motoqueiros e ciclistas e que causaram um severo dano ambiental no ecossistema ali presente.
A secretaria já está trabalhando para impedir o livre acesso nestes trechos e solicita a colaboração de toda a população para que não transitem pela área. O local contará com forte fiscalização, em parceria com a PATRAM. Lembrando que está expressamente proibida a entrada de qualquer pessoa não autorizada, sob pena de responsabilização.
O estudo que se desenvolve visa orientar a criação de uma unidade de conservação no município de Farroupilha que permita a conservação do ambiente natural em um espaço dedicado à educação ambiental para a população. O trabalho também incorpora a viabilização do jardim botânico.
Dentro das ações técnicas que já estão em curso, o Secretário Tiago Ilha destaca o transplante de cerca de 50 exemplares de xaxins, espécie nativa imune ao corte e ameaçada de extinção conforme legislação vigente, que foram retirados da localidade de Linha Ely, onde foi licenciado e está sendo implantado o asfaltamento para o Parque Salto Ventoso. “Também estamos iniciando o controle da vegetação exótica presente na área que está afetando a biodiversidade local, principalmente exemplares de Pinus elliottii”, ressalta o secretário.
Leia também:2019/08/09/balneario-santa-rita-sera-transformado-em-area-de-preservacao-ambiental/
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Fotos: Secretaria do Meio Ambiente
E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 11/09/2019