Quem necessita renovar o alvará de saúde já pode recebê-lo de de forma digital. Desde o mês de agosto, a Vigilância Sanitária, departamento vinculado à Secretaria de Saúde, envia o documento por meio eletrônico para o proprietário.

Quem necessita renovar o alvará de saúde já pode recebê-lo de de forma digital. Desde o mês de agosto, a Vigilância Sanitária, departamento vinculado à Secretaria de Saúde, envia o documento por meio eletrônico para o proprietário. “Esse serviço facilita a vida do cidadão, pois evita que ele precise vir até o CEAC para a retirada”, explica Giselle Rombaldi, diretora da Vigilância. Vale lembrar que é preciso imprimir o alvará e colocar em local visível para os usuários.

Saiba mais: Alvarás de Saúde são emitidos em até um mês em 79% dos casos

A agilidade na liberação de alvarás sanitários e licenças para veículos para estabelecimentos vinculados à saúde ou alimentação em Farroupilha também é destaque. Conforme levantamento, 79,5% dos alvarás são entregues em até 30 dias.

Entre a entrada do processo e o parecer final do fiscal, se passam 15 dias em 41,6% dos casos. Em 28% das situações, o tempo cai para 7 dias. Se este prazo se estende, a causa mais recorrente (71%) é a demora de apresentação de documentos pelo estabelecimento.

Ainda de acordo com os dados, em 44,9% dos pedidos, a primeira inspeção é feita no local em até 7 dias após a entrada do processo na Vigilância. Em alguns casos esta etapa demorou mais, pois o estabelecimento só pode ser inspecionado depois de finalizado.

Data de publicação: 09/09/2019