A Secretaria Municipal beneficiou 50 profissionais com o Programa de Círculos de Construção da Paz nas Escolas Na última segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal de Educação deu início à formação de Círculos de Paz da Justiça Restaurativa para uma ...
A Secretaria Municipal beneficiou 50 profissionais com o Programa de Círculos de
Construção da Paz nas Escolas
Na última segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal de Educação deu início à formação de Círculos de Paz da Justiça Restaurativa para uma nova turma, por meio da promoção do curso de Facilitadores. Com um clima de compartilhamento, empatia e confiança, 25 novos professores da Rede estarão aptos a trabalhar e colocar em prática a formação nas escolas onde atuam. Alceu Lima foi o responsável pela formação. A primeira turma foi ministrada por Katiane Boschetti e aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de agosto. Ambos são credenciados pela Escola Superior de Magistratura – Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS).
A demanda surgiu da necessidade de a escola promover experiências educativas de desenvolvimento integral dos alunos. A Justiça Restaurativa trabalha para atuar na prevenção de conflitos e no fortalecimento de vínculos. Assim, com diálogo, cria-se um espaço sem hierarquia em um ambiente restaurativo. Dessa forma, o Círculo serve para partilhar livremente os sentimentos, porque, conforme Alceu Lima, que ministrou a formação: “ninguém é obrigado a nada”.
Das 22 Escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Farroupilha, 20 foram contempladas com o projeto. Ainda, as cinco Escolas de Educação Infantil Escola dos Anjos, e os três Centros de Atendimento Integral também tiveram seu corpo docente representado na formação.
Na abertura da Formação, Alceu ainda ressaltou a importância da aprovação e participação da Secretária de Educação, Elaine Giuliato: “a gente começou a fazer [as formações] com a cara e a coragem nas escolas, correndo. Mas percebemos, com a experiência, que quando o gestor conhece e participa do processo, o resultado é diferente, é ainda melhor”.
Sobre a construção dos Círculos de Paz, Alceu conforta os professores: “vocês terão a metodologia, mas já os preparo: estamos trabalhando a paciência, a tolerância e a expressão. Esses são fatores que não estamos acostumados a insistir. Então, não desistam na primeira manhã!”. Para auxiliar no fortalecimento do aprendizado e continuar estimulando os formandos, serão realizados três encontros nos próximos meses que visam a continuidade da atividade.
Assim, hoje, Farroupilha conta com 50 profissionais da Rede Municipal podendo atuar como Facilitadores de Círculos de Paz (seja na esfera de pais, alunos e/ou professores) e, agora, podem atuar no fortalecimento de vínculos. O módulo avançado está no planejamento da Secretaria Municipal de Educação e deve acontecer no ano que vem.
Texto e fotos: Mainara Torcheto
Edição: Adriana Lins
E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 29/08/2019