O projeto elaborado na Secretaria de Planejamento servirá de base para a construção do Escritório de Inovação do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS (Zenit) em Farroupilha.
O projeto elaborado na Secretaria de Planejamento servirá de base para a construção do Escritório de Inovação do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS (Zenit) em Farroupilha. A arquiteta e urbanista Samila Balbinot e a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo Tainara Chiele idealizaram o empreendimento. Agora, a Universidade, baseada na proposta inicial desenvolverá o anteprojeto até 1º de novembro. Em julho, o Prefeito Claiton Gonçalves também apresentou a documentação ao Presidente Jair Bolsonaro.
O que prevê o projeto elaborado pela Prefeitura?
O projeto apresentado pela Prefeitura prevê incialmente que o Escritório de Inovação terá acesso principal pela Avenida São Vicente, com sistema de mobilidade composto por via de veículos, apenas para os usuários do Parque, ciclovia e caminhos para pedestres. A ideia é promover o desenvolvimento de modais sustentáveis, permitindo que futuramente se explore também o uso de bicicletas e patinetes elétricos. Todos eles se conectam ao prédio e entre si, com possibilidade para futuras expansões.
O edifício possui quatro pavimentos, cada um com área aproximada de 2.100,00m² e um subsolo de estacionamentos e infraestrutura de abastecimento, totalizando um empreendimento de 10.000,00m² de área construída. Todo projetado em planta livre, com grelha modular, definindo proporcionalidade e ordenamento dos espaços internos, permitindo que o prédio sempre possa se adequar a diferentes usos, com ambientes de diversas dimensões.
Possui estacionamento, tanto interno quanto externo ao edifício. Junto a eles, terão paraciclos para estacionamento das bicicletas;
O edifício é composto por centros de pesquisas, laboratórios, salas para cursos de extensão, com capacidade total para 312 alunos e instalação de startups. Também estão previstos espaços de estar, convívio e descontração; restaurante e bar; auditório com capacidade para até 250 pessoas; salas para parceiros; containers que funcionarão como estruturas para pesquisas móveis; central de drones, salas de co-working e espaço Marco Zero. Serão 1.000,00m² voltados só para a instalação de startups.
Para o desenvolvimento sustentável em todos os sentidos, serão adotadas iniciativas como cobertura verde, painéis fotovoltaicos, reaproveitamento das águas da chuva, pavimentações permeáveis, drenagens naturais, aproveitamento da iluminação natural e controle da entrada da luz solar por meio dispositivos arquitetônicos adotados na fachada.
Conquista para a Serra Gaúcha
Em maio deste ano a Prefeitura e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinaram o Protocolo de Intenções para a implementação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS no município. No mês seguinte, a Câmara de Vereadores aprovou a doação de um terreno para a Universidade.
O Escritório de Inovação centralizará e coordenará ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores. Mediante às melhores práticas desenvolvidas na academia e validadas pelo mercado, o Escritório buscará meios para proporcionar oportunidades de qualificação à população local, com foco na adoção, pelos cidadãos, de uma postura empreendedora frente aos desafios de suas atividades profissionais e habilitando-os a criarem novos negócios com potencial inovador para fomentar o desenvolvimento do município.
Saiba mais em:Prefeitura e UFRGS assinam protocolo para instalação de Escritório de Inovação em Farroupilha
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
renata@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 29/08/2019