No último sábado, 17, aconteceu na Universidade de Caxias do Sul, o 1° Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s), que teve como objetivo promover momentos de aprofundamento teórico-prático, explanação de pesquisas, debates e troca de experiênci...
No último sábado, 17, aconteceu na Universidade de Caxias do Sul, o 1° Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s), que teve como objetivo promover momentos de aprofundamento teórico-prático, explanação de pesquisas, debates e troca de experiências entre os presentes.
O foco principal do movimento foi exercitar o pensamento de ações relacionadas às infâncias, mais especificamente o período de zero a cinco anos, abrangendo suas histórias, seus diferentes tempos, organização do trabalho pedagógico e políticas públicas voltadas ao tema.
Para isso, professores da Educação Básica e do Ensino Superior das redes públicas e privadas, estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores se fizeram presentes no Congresso.
A convite da Coordenação do evento, as supervisoras educacionais, Manuela Onzi e Jandira Almeida de Oliveira, estiveram representando a Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha, e, ainda, participaram da mesa-redonda – que teve o Prof. Dr. Jaime Farias Dresch – UNIPLAC como mediador. Neste dia, Manuela e Jandira apresentaram a Educação Infantil no município, como sendo um case, além de exemplificar seus avanços e novas perspectivas. “Para nós é sempre um orgulho conversar sobre esta temática, a Educação Infantil é a base inicial do processo educativo, esta merece toda atenção”, conta Jandira.
E, assim, comenta Manuela, o dia foi extremamente produtivo e compartilha do orgulho da colega uma vez que a Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha esteve em pauta, abordando diversos pontos de vista diferentes, contribuindo para o bom andamento da Educação como um todo. “Os principais assuntos abordados foram a concessão de vagas, a formação de professores e a metodologia abordada nas escolas. Ressaltamos que é imprescindível que o educador que atua nesse nível de ensino conheça o processo de como as crianças pequenas aprendem e se desenvolvem”, ressalta.
Texto: Mainara Torcheto
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Foto: Divulgação
Data de publicação: 23/08/2019