Em clima de confraternização, a 3ª edição da Semana da Juventude encerrou no último sábado, 17, com a 2ª Copa Estudantil Farroupilha de Fifa e 1ª Copa Fifa Aberta, no Parque Cinquentenário.
Em clima de confraternização, a 3ª edição da Semana da Juventude encerrou no último sábado, 17, com a 2ª Copa Estudantil Farroupilha de Fifa e 1ª Copa Fifa Aberta, no Parque Cinquentenário. Desde a segunda-feira, 12, mais de 1200 jovens participaram da programação itinerante, que abordou diversos assuntos pertinentes à essa fase da vida permeada por desafios e descobertas.
Com o “Juventude Conectada”, os palestrantes falaram sobre o uso de redes sociais, fake news, programação e criação de sites, inteligência artificial, carreira, educação e tecnologia, empreendedorismo digital, entre outros. “O fator principal foi, sem sombra de dúvidas, a interação nas atividades e acima de tudo, a troca de conhecimento que rolou. Os jovens puderam perceber que a tecnologia é essencial para nossa vida, que através dela podemos desenvolver uma profissão, nos comunicar melhor, fazer várias coisas positivas, mas também é preciso ter cuidado e cautela”, avalia o Diretor do Departamento de Juventude, Juliano Baumgarten.
No primeiro dia, foi realizada a Pré-Conferência Municipal de Juventude, no auditório da UCS Farroupilha. Em formato de talk show, a atividade mesclou bate-papo entre os especialistas da área Profª Ma Ana Claudia Zampieri, Profª Dra. Sheila de Ávila e Silva, Lucas Antônio e Rodrigo C. de Pariz e estudantes, além de muita música, com apresentações de Vitor Henrique e Gabriel e Gabriel Marchetto.
Na terça-feira, 13, Vagner Espeiorin falou sobre as redes sociais, seus benefícios e malefícios. Na quarta-feira, 14, Julio Colbeich explicou como programar e criar sites. Na manhã desta quinta-feira,15, os limites das redes sociais foram abordados pelo professor Bruno Silveira Rigon e na sexta-feira, 16, o professor Mestre Marcelo Luis Fardo ressaltou como a tecnologia pode ajudar ou atrapalhar em sala de aula e suas perspectivas em relação às novas profissões.
Copa Estudantil e Aberta FIFA
Em meio a programação da Semana da Juventude, no último sábado, 17, aconteceu a Copa Estudantil e Aberta FIFA. Com o objetivo de dar continuidade à última edição, desta vez o campeonato teve um diferencial: a categoria que não exigiu ser estudante como pré-requisito. A Copa também foi um reforço do tema da Semana, afinal, a tecnologia e o videogame oferecem interação, momentos de lazer e, ainda, faz parte da realidade de muitos jovens. Os participantes estavam concentrados e muitos até levaram torcida. No fim, depois de muita dedicação e comprometimento dos participantes, restaram os vencedores. Confira:
Copa Aberta:
1° Ramiro Mutzenber Cenci
2° Uesley Rafael Leites Serpa
3°Guilherme Augusto Moterle
4° Adriano Padilha
Copa Estudantil:
1° Enzo Morais de Machado
2° Lucas Giongo de Oliveira
3° Arthur de Costa Morais
4° Eduardo Richter Ribeiro
Grande Campeão: Enzo Morais de Machado
A promoção foi da Prefeitura Municipal de Farroupilha, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e contou com o apoio do Conselho Municipal de Juventude, UCS, Easy Tech, Games e Empório Nova Aliança.
Texto: Renata Parisotto e Mainara Torchetto
Fotos: Juliano Baugarten, Mainara Torchetto e Renata Parisotto
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
renata@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 19/08/2019