Encontro Público debateu sobre transformação de Farroupilha em uma smart city“A base de tudo são as pessoas, devemos prover conhecimento e oferecer novas tecnologias a elas”, defende o palestrante Marcelo Soares Lubaszewski, ele é engenheiro elétrico,...

Encontro Público debateu sobre transformação de Farroupilha em uma smart city

“A base de tudo são as pessoas, devemos prover conhecimento e oferecer novas tecnologias a elas”, defende o palestrante Marcelo Soares Lubaszewski, ele é engenheiro elétrico, doutor em Microeletrônica, professor da UFRGS e Diretor do Zenit – Parque Científico e Tecnológico da Universidade. Sua fala se refere sobre o processo de tornar Farroupilha em uma smart city, debatido no Encontro Público do subeixo Inovação, na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 18 de julho.

Com o tema O papel de Novas Tecnologias no Ambiente de Smart Cities, o encontro contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, que puderam acompanhar a troca de informações entre os painelistas convidados. Para a presidente da Assespro-RS, formada em Administração pela PUC-RS, empreendedora com mais de 10 anos de experiência na área da Tecnologia Aline Lucia Deparis , parcerias público-privadas com startups pode ser uma boa alternativa na modernização de cidades. “As startups têm uma grande oportunidade de atender as smart citys pois, tem ideias criativas, trabalham com baixo custo de desenvolvimento, mas mais do que isso, estão dispostas a arriscar em prol de um bem maior”, destacou.

O terceiro palestrante, o Engenheiro de Software – Yokohama University, especialista em Blockchain Eduardo Makiyama, defendeu que a tecnologia não é o fim, é o meio. É a forma como as cidades podem alcançar seus objetivos. Em sua fala, ele destacou a inovação de Farroupilha ao implementar o Projeto Farroupilha 2020-2040, de pensar no futuro e incluir a tecnologia nesse processo.

A participação do público ocorreu de duas formas, com explanações diretas aos painelistas e também por meio da internet. Todas receberam um QrCode para acessar um questionário online, onde as repostas, argumentos, proposições e sugestões serão documentadas e utilizadas para criar metas do plano estratégico no subeixo de inovação.

Queremos ouvir você

Além dos encontros públicos, o projeto Farroupilha 2040 oferece outros canais de comunicação para ouvir as demandas da comunidade. Quem desejar, pode entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (54) 99931.5327, pelo site: www.farroupilha.rs.gov.br/2040, E-mail: 2040@farroupilha.rs.gov.br ou diretamente na sala física do Projeto Farroupilha 2040, junto ao Centro Administrativo Municipal (Rua Avelino Maggioni, Praça da Emancipação S/N° – Centro).

Nos ajude a construir a Farroupilha do futuro. Participe!

Farroupilha 2020-2040

O Projeto Farroupilha 2020-2040 é um planejamento para a cidade com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando seis eixos: Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida, Infraestrutura, Economia e Inovação.

Os eixos são subdivididos em demais categorias, que incluem a otimização e enxugamento da máquina pública, saúde, educação, segurança, lazer, valorização dos espaços públicos, mobilidade urbana, agricultura e agropecuária, cidade sustentável e novas tecnologias, recursos naturais e saneamento básico, eficiência energética, entre outros.

Sua criação nasceu da necessidade de Farroupilha adotar um plano de longo prazo, que permita uma visão de futuro, indique projetos para superar os desafios e determine ações e metas para o município. Os encontros públicos contarão com a participação de um profissional da área do subeixo em questão. O profissional irá realizar uma palestra sobre o tema, instigando a comunidade presente para que contribua, demonstrando seus anseios sobre o assunto. Ao final dos encontros, dos estudos e dos projetos para cada eixo, será produzido um documento com as diretrizes do Farroupilha 2020-2040.

Confira as fotos:

Texto e fotos: Caiani Lopes
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 19/07/2019