O evento será no dia 25 de julho, às 14h no Salão Nobre da Prefeitura. A entrada é franca e oferece certificado de participação para quem desejarA Assistência Social pode ser sintetizada como um direito do cidadão e um dever do Estado.
O evento será no dia 25 de julho, às 14h no Salão Nobre da Prefeitura. A entrada é franca e oferece certificado de participação para quem desejar
A Assistência Social pode ser sintetizada como um direito do cidadão e um dever do Estado. É ela que garante as necessidades básicas à população por meio de ações da iniciativa pública e da sociedade. Como manter esta atuação em permanente processo de construção e evolução? Esta e outras questões serão respondidas durante o próximo Encontro Público do Farroupilha 2020-2040. O evento será no dia 25 de julho, às 14h no Salão Nobre da Prefeitura. A entrada é franca e oferece certificado de participação para quem desejar.
O evento terá como tema o Sistema Único de Assistência Social – SUAS: Possibilidades e Limites, que será abordado pela assistente social e professora da PUCRS, que tem pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal, Berenice Rojas Couto. O principal objetivo do Encontro é escutar as demandas da comunidade sobre o assunto, uma vez que os participantes poderão se manifestar pessoalmente, como também responder um breve questionário sobre o tema. Após, o grupo irá minuciar as manifestações do público para criar as diretrizes a serem seguidas nos próximos 20 anos, na área da Assistência Social.
De acordo com a coordenadora do subeixo de Assistência Social , a Assistente Social Mára Macena de Oliveira, a Política de Assistência Social deve estar em permanente processo de construção e evolução, com o propósito de atender às demandas das pessoas que dela necessitarem. “Essa construção é efetivada por diversos atores: comunidade, gestores, trabalhadores, conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e usuários dessa importante Política Social Pública. Diante da atual conjuntura brasileira, onde podemos presenciar o desmonte das políticas sociais públicas, esse Encontro Público se destaca pela relevância em reunir esses atores, para construírem propostas para o período de 20 anos, se contrapondo à atual realidade brasileira. Acredito que propostas construídas pelo coletivo da comunidade, carregam a marca da legitimidade, o que possibilitará que o Projeto Farroupilha 2020 – 2040 seja efetivamente concretizado”, declara.
A palestrante Berenice Rojas Couto possui um extenso currículo relacionado ao tema. Ela é graduada em Serviço Social pela UCPEL (1973) e tem doutorado em Serviço Social pela PUCRS (2003). Tem Pós-doutorado pela Universidade do Porto, Portugal 2015-2016. Atualmente é professora titular da PUCRS; membro da Comissão Científica da Revista Textos & Contextos (Porto Alegre) – FSS/PUCRS; Coordenadora da Área de Serviço Social e Economia Doméstica – Capes; consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; membro convidada – Secretaria Nacional de Assistência Social e consultora Ad Hoc – Cortez Editora e Livraria Ltda. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência social, serviço social, direito social, sistema único de assistência social (SUAS).
Além dos encontros públicos, o projeto Farroupilha 2040 oferece outros canais de comunicação para ouvir as demandas da comunidade. Quem desejar, pode entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (54) 99931.5327, pelo site: www.farroupilha.rs.gov.br/2040, E-mail: 2040@farroupilha.rs.gov.br ou diretamente na sala física do Projeto Farroupilha 2040, junto ao Centro Administrativo Municipal (Rua Avelino Maggioni, Praça da Emancipação S/N° – Centro).
Nos ajude a construir a Farroupilha do futuro. Participe!
Farroupilha 2020-2040
O Projeto Farroupilha 2020-2040 é um planejamento para a cidade com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando seis eixos: Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida, Infraestrutura, Economia e Inovação.
Os eixos são subdivididos em demais categorias, que incluem a otimização e enxugamento da máquina pública, saúde, educação, segurança, lazer, valorização dos espaços públicos, mobilidade urbana, agricultura e agropecuária, cidade sustentável e novas tecnologias, recursos naturais e saneamento básico, eficiência energética, entre outros.
Sua criação nasceu da necessidade de Farroupilha adotar um plano de longo prazo, que permita uma visão de futuro, indique projetos para superar os desafios e determine ações e metas para o município. Os encontros públicos contarão com a participação de um profissional da área do subeixo em questão. O profissional irá realizar uma palestra sobre o tema, instigando a comunidade presente para que contribua, demonstrando seus anseios sobre o assunto. Ao final dos encontros, dos estudos e dos projetos para cada eixo, será produzido um documento com as diretrizes do Farroupilha 2020-2040.
Serviço:
O que: Encontro Público Farroupilha 2020-2040 Subeixo: Assistência Social
Data: 25 de julho
Horário: 14h
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Farroupilha
Tema: Sistema Único de Assistência Social – SUAS: Possibilidades e Limites
Texto: Caiani Lopes
Arte: Jonas Viega
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 17/07/2019