Para o futuro da habitação pública de qualidade no município, o palestrante convidado do Projeto Farroupilha 2020-2040, o Arquiteto e Urbanista Carlos Eduardo Mesquita Pedone elencou algumas prioridades para que se consiga uma evolução, entre elas est...
Para o futuro da habitação pública de qualidade no município, o palestrante convidado do Projeto Farroupilha 2020-2040, o Arquiteto e Urbanista Carlos Eduardo Mesquita Pedone elencou algumas prioridades para que se consiga uma evolução, entre elas está a ação de oferecer reserva fundiária dentro dos limites da cidade, ao invés de loteamentos afastados.
O evento correu na noite desta quinta-feira, às 19h no Salão Nobre da prefeitura e teve como principal objetivo escutar a opinião da comunidade sobre o tema. Para a estudante Cláudia Werner Slomp, a palestra abordou de forma clara o assunto de impacto e que envolve muitas pessoas. “O evento promovido pela prefeitura foi muito interessante para a comunidade ter conhecimento sobre a questão habitacional no município. O projeto Farroupilha2020-2040 vem trabalhando muito bem com um envolvimento técnico social para tentar mudar a situação de quem não tem esse acesso facilitado. A palestra abordou de forma clara o assunto, com um palestrante de vasto conhecimento. Também foi debatido sobre o futuro, não pensando somente no agora, mas em desenvolver diretrizes e projetos habitacionais que se enquadrem nas políticas do município”, afirmou.
Todas as pessoas presentes no encontro receberam um questionário com perguntas sobre o tema, que será avaliado pelo subeixo de habitação e posteriormente utilizado para criar diretrizes dentro do tema. De acordo com o coordenador do grupo, Ricardo Moraes Ferraro, a discussão sobre habitação e um planejamento técnico é de fundamental importância para uma cidade que deseja evoluir de forma ordenada. “E quando falo em planejamento, me refiro a um trabalho simétrico entre todos os atores de um município, seja poder público, profissionais e/ou escritórios de engenharia ou arquitetura, ou população em geral. O termo “habitar” não pode ser restrito apenas às paredes de nossas casas, mas a viver e conviver em conjunto, sentindo-se parte de um bem comum, que são as áreas públicas de convívio do nosso município”, destaca.
Além dos encontros públicos, o projeto Farroupilha 2040 oferece outros canais de comunicação para ouvir as demandas da comunidade. Quem desejar, pode entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (54) 99931.5327, pelo site: www.farroupilha.rs.gov.br/2040, E-mail: 2040@farroupilha.rs.gov.br ou diretamente na sala física do Projeto Farroupilha 2040, junto ao Centro Administrativo Municipal (Rua Avelino Maggioni, Praça da Emancipação S/N° – Centro).
Nos ajude a construir a Farroupilha do futuro. Participe!
Farroupilha 2020-2040
O Projeto Farroupilha 2020-2040 é um planejamento para a cidade com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando seis eixos: Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida, Infraestrutura, Economia e Inovação.
Os eixos são subdivididos em demais categorias, que incluem a otimização e enxugamento da máquina pública, saúde, educação, segurança, lazer, valorização dos espaços públicos, mobilidade urbana, agricultura e agropecuária, cidade sustentável e novas tecnologias, recursos naturais e saneamento básico, eficiência energética, entre outros.
Sua criação nasceu da necessidade de Farroupilha adotar um plano de longo prazo, que permita uma visão de futuro, indique projetos para superar os desafios e determine ações e metas para o município. Os encontros públicos contarão com a participação de um profissional da área do subeixo em questão. O profissional irá realizar uma palestra sobre o tema, instigando a comunidade presente para que contribua, demonstrando seus anseios sobre o assunto. Ao final dos encontros, dos estudos e dos projetos para cada eixo, será produzido um documento com as diretrizes do Farroupilha 2020-2040.
Confira as fotos:
Texto e fotos: Caiani Lopes
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 12/07/2019