Com uma simples mudança de atitude, o tempo de espera por consultas e exames médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) em Farroupilha seria reduzido.
Com uma simples mudança de atitude, o tempo de espera por consultas e exames médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) em Farroupilha seria reduzido. “Avisar com 24 horas de antecedência que não vai comparecer ao atendimento agendado, traria economia ao município e daria lugar a outra pessoa que precisa”, explica a Secretária de Saúde, Rosane da Rosa.
A preocupação com o assunto é antiga, mas está sendo reforçada nas Unidades Básicas de Saúde, após o levantamento da Secretaria apontar que somente em junho, 1056 pessoas faltaram as consultas marcadas, em diversas especialidades.
Na tentativa de minimizar o problema, a equipe da Secretaria de Saúde faz contato com os pacientes. “As pessoas precisam fazer com que a pessoa dê valor, se responsabilize. Afinal, toda a estrutura está sendo disponibilizada, incluindo exames custosos, médicos, anestesistas, enfermeiro, técnicos, medicamentos e o transporte. Isso é injusto com outros que estão esperando por uma consulta para iniciar um tratamento, por exemplo”, explica a Secretária.
Além de conscientizar a população sobre este assunto, a Prefeitura também busca zerar as filas de espera contratando serviços em clínicas particulares e em hospitais de outras cidades.
Texto: Renata Parisotto
Design: Jonas Viega
renata@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 11/07/2019