Como promover a sucessão do meio rural? Como fomentar as cooperativas e agregar valor nos seus produtos? De acordo com o presidente da Emater/RS Ascar, Geraldo Sandri, esses são os grandes desafios que Farroupilha deve enfrentar nos próximos 20 anos n...

Como promover a sucessão do meio rural? Como fomentar as cooperativas e agregar valor nos seus produtos? De acordo com o presidente da Emater/RS Ascar, Geraldo Sandri, esses são os grandes desafios que Farroupilha deve enfrentar nos próximos 20 anos na agricultura. As questões foram apresentadas na manhã desta quarta-feira, 10 de julho no Encontro Público do Farroupilha 2020-2040.

Com o tema Tendências da Agricultura e do Agronegócio , a palestra aconteceu durante o 1º Seminário Farroupilhense de Viticultura na Comunidade de Santos Anjos e contou com a presença de aproximadamente 100 produtores rurais da Serra. Para Sandri, a evolução da produção rural de pequenos agricultores está no cooperativismo e na quebra de algumas barreiras. “O pequeno produtor, atualmente, produz o leite e vende in natura, porém se ele faz um queijo, agrega valor nesse produto e depois vende para o consumidor final ele terá muito mais lucro e criará uma cadeia maior de produtividade”, explicou.

Outro desafio exposto pelo presidente da Emater é com o êxodo rural dos jovens, de acordo com dados do Sendo do IBGE de 2017, apenas 1,2% dos agricultores são jovens de até 25 anos. “Como iremos manter o jovem no meio rural se não tem internet de qualidade, se não tem tecnologia, apoio das entidades governamentais, se não mostramos que ali esse jovem encontrará resultado? Então, é função das autoridades municipais estar ao lado do produtor e promover efetivamente essa sucessão. Temos que mostrar pra esse jovem que o caminho é fazer da sua pequena propriedade, uma grande indústria”, destacou.

O principal objetivo do encontro foi ouvir as demandas dos produtores rurais de Farroupilha, além da população em geral, sobre o que esperam do setor para daqui a 20 anos. Todas as pessoas receberam, durante o evento, um breve questionário sobre o assunto que posteriormente será analisado pelo grupo do subeixo de agricultura e agropecuária para criar as diretrizes do Farroupilha 2020-2040.

O palestrante Geraldo Sandri é formado em Administração, com Pós-Graduação em Finanças pela Universidade de Caxias do Sul, possui Mestrado em Administração, com foco em Liderança pela Ufrgs, e MBA em Gestão Empresarial em Agronegócios pela Unijuí. Trabalhou no Banco do Brasil, como administrador de agências, onde atuou no agronegócio, com ênfase nos financiamentos rurais, seguro agrícola e desenvolvimento rural sustentável. Atualmente é Presidente Estadual da Emater.

O seminário foi promovido pela Emater, Prefeitura de Farroupilha, Sintrafar, Sindirural, Banrisul, UCS, Sicred, Comunidade do Santos Anjos, AFA, Afrujar e Afrumarj.

Queremos ouvir você

Durante o evento a comunidade poderá se manifestar e responder um breve questionário sobre o tema. As repostas, argumentos, proposições e sugestões serão documentadas e utilizadas para criar metas do plano estratégico do subeixo. Além dos encontros públicos, o projeto Farroupilha 2040 oferece outros canais de comunicação para ouvir as demandas da comunidade. Quem desejar, pode entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (54) 99931.5327, pelo site: www.farroupilha.rs.gov.br/2040, E-mail: 2040@farroupilha.rs.gov.br ou diretamente na sala física do Projeto Farroupilha 2040, junto ao Centro Administrativo Municipal (Rua Avelino Maggioni, Praça da Emancipação S/N° – Centro).

Nos ajude a construir a Farroupilha do futuro. Participe!

Farroupilha 2020-2040

O Projeto Farroupilha 2020-2040 é um planejamento para a cidade com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando seis eixos: Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida, Infraestrutura, Economia e Inovação.

Os eixos são subdivididos em demais categorias, que incluem a otimização e enxugamento da máquina pública, saúde, educação, segurança, lazer, valorização dos espaços públicos, mobilidade urbana, agricultura e agropecuária, cidade sustentável e novas tecnologias, recursos naturais e saneamento básico, eficiência energética, entre outros.

Sua criação nasceu da necessidade de Farroupilha adotar um plano de longo prazo, que permita uma visão de futuro, indique projetos para superar os desafios e determine ações e metas para o município. Os encontros públicos contarão com a participação de um profissional da área do subeixo em questão. O profissional irá realizar uma palestra sobre o tema, instigando a comunidade presente para que contribua, demonstrando seus anseios sobre o assunto. Ao final dos encontros, dos estudos e dos projetos para cada eixo, será produzido um documento com as diretrizes do Farroupilha 2020-2040.

Confira as fotos:

Texto e fotos: Caiani Lopes
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 10/07/2019