O Projeto Rede Voluntária, criado há um ano pela Coordenadoria Municipal da Mulher, já beneficiou 37 mulheres vítimas da violência doméstica em Farroupilha. A iniciativa foi tema da sessão na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 08.

O Projeto Rede Voluntária, criado há um ano pela Coordenadoria Municipal da Mulher, já beneficiou 37 mulheres vítimas da violência doméstica em Farroupilha. A iniciativa foi tema da sessão na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 08. Participaram do encontro, a Coordenadora da Mulher Fernanda Camargo, as voluntárias do projeto Rosane de Oliveira Rech e Jaqueline Perottoni, a Promotora de Justiça Cláudia Formolo Hendler e Sílvia Maria Mandelli Trevisan representando a OAB.

O Projeto, que tem por finalidade acolher mulheres vítimas de violência doméstica e propiciar psicoterapia de forma gratuita, conta hoje com o trabalho voluntário de cinco psicólogas e uma máster coach: Daniela Brunetta, Rosane de Oliveira Rech, Márcia Maria Benvenutti, Francielle de Farias, Veridiana Popsin Berlande e Jaqueline Perottoni, respectivamente. “A ação tem atingido seu objetivo, tendo em vista que as mulheres têm aderido e vinculado, o que vem proporcionando uma construção, empoderamento, eleva da autoestima e fortalecimento, fazendo com que elas consigam, aos poucos, romper o ciclo de violência”, destaca Fernanda.

Atualmente, é oportunizado a cada mulher 15 sessões individuais gratuitas de psicoterapia, sendo de forma semanal. Após o período, é analisada a necessidade de estender o tratamento com mais 15 sessões. Se houver a alta, a vaga é disponibilizada a outra mulher em lista de espera. Com o encerramento desta etapa, a usuária pode optar ainda por participar de um treinamento final com a máster coach.

Juntamente com o Rede Voluntária, a Coordenaria trabalha com o projeto Prevenir, que leva conhecimento através de rodas de conversa. O trabalho é realizado junto a rede de atendimento, no interior e em empresas privadas. Mais de 250 mulheres já receberam as orientações.

Violência doméstica em Farroupilha

Nos seis primeiros meses de 2018, foram registrados 153 Boletins de Ocorrência (BO). No mesmo período deste ano, foram 211 BOs, representando um aumento de 38%. Para Fernanda, um dos fatores que leva ao crescimento da taxa é o maior acesso à informação e a rede de atendimento, o que fortalece, empodera e encoraja pela busca do rompimento do ciclo de violência. Desde abril de 2018, até o dia de hoje, a Coordenadoria da Mulher já acolheu mais de 140 mulheres, as quais receberam orientação jurídica, encaminhamentos diversos, bem como oferecimento para psicoterapia através do Projeto Rede Voluntária.

Coordenadoria Municipal da Mulher

A Coordenadoria Municipal da Mulher é um órgão administrativo integrante do Poder Executivo Municipal, vinculado ao Gabinete da Primeira Dama.

Tem como principais objetivos articular, fomentar e acompanhar ações voltadas à mulher, com o propósito de integrar a rede de serviços de atendimentos, envolvendo todas as políticas sociais públicas, bem como das instituições privadas.

A Coordenadoria fica no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), na Rua 14 de Julho, 710. O telefone para contato é 54. 99710-5229.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

renata@farroupilha.rs.gov.br

Fotos: Gabriel Venzon/ Câmara de Vereadores

Data de publicação: 09/07/2019