Em 2015, Farroupilha iniciou uma reestruturação que permitiu o declínio vertiginoso no tempo de liberação de alvarás para novas empresas. De 400 dias, o prazo de emissão do documento caiu para 12 horas em 2019, em 94,4% dos casos.

Em 2015, Farroupilha iniciou uma reestruturação que permitiu o declínio vertiginoso no tempo de liberação de alvarás para novas empresas. De 400 dias, o prazo de emissão do documento caiu para 12 horas em 2019, em 94,4% dos casos. Seguindo o modelo, em 2016, a cidade de Lajeado também implementou mudanças que agilizaram o processo na cidade. Os dois municípios foram convidados, pelo Ministério da Economia, a explanarem sobre as inciativas que permitiram o significativo avanço.

Os prefeitos Claiton Gonçalves e Marcelo Caumo foram recebidos em Brasília, na última semana, pelo Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel e pela Diretora de Projetos, Juliana Natrielli Ribeiro dos Santos. O governo federal tem como objetivo verificar quais foram as mudanças-chave que permitiram o sucesso dos programas para replicar o processo em todo o país e assim, diminuir o tempo médio de abertura de empresas em todo o território nacional.

A comitiva lajeadense também contou com a presença do atual Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bucker e do anterior secretário, Douglas Sandri, que esteve à frente da implantação doas processos de melhoria em 2017. Já a comitiva farroupilhense, foi composta pelo vereador e ex-secretário do Desenvolvimento Econômico, Fabiano Piccoli, o Gestor Municipal de Tecnologia, Gabriel Bianchet Tavares e a Deputada Estadual do Rio Grande do Sul, Fran Somensi.

Alvará 12 horas

Em 2015, a emissão de um alvará em Farroupilha demorava até 400 dias. Em 2019, o prazo caiu para 12 horas, o que representa uma redução de 97% no tempo de emissão do documento. O resultado é fruto de diversas iniciativas da administração municipal, como a criação da Sala do Empreendedor, a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), além de muito diálogo com a comunidade.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

renata@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 11/06/2019