Desde março de 2018, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac está participando do Programa Conecta Biblioteca, com o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para este equipamento cultural, especialmente jovens.
Desde março de 2018, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac está participando do Programa Conecta Biblioteca, com o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para este equipamento cultural, especialmente jovens.
Em setembro de 2018, o Comitê Jovem Conectando Mentes, aplicou uma pesquisa na comunidade para levantar quais atividades inovadoras poderiam fazer parte da nova programação da Biblioteca Pública. O tema recorrente para a posterior aplicação de quatro atividades foi “Produção textual”.
Diante disto, a implantação das novas atividades, iniciou no dia 25 de março de 2019 com a escritora Danieli Mützenberg, Integrante do Comitê Jovem, falando sobre “Escritas digitais no Wattpad: desvendando contos”. Entre os objetivos, esteve o auxílio nos processos criativos de contos e a introdução dos contos escritos na plataforma do Wattpad, para tornar a leitura acessível em dispositivos móveis e atrair novos leitores.
Saiba mais:Oficina de Escritas Digitais
Durante a programação do Mês do Livro, no dia 18 de abril,realizamos um bate-papo do escritor Pedro Guerra com jovens estudantes, sobre escrita criativa.De maneira dinâmica, o escritor instigou os participantes a escrever textos sobre suas memórias e experiências. Citou exemplos sobre a sua trajetória literária e através dos seus escritos exemplificou como surgem as ideias para produzi-los.
Dando continuidade as atividades diferenciadas, no dia 25 de abril, promovemos a oficina “A poesia como liberdade de expressão”, ministrante Francieli Menezes de Oliveira. Esta atividade proporcionou aos participantes um novo olhar sobre as formas de se relacionar com o mundo e consigo mesmo, conscientizando da importância de se conhecer o processo da escrita, da construção de um texto poético.
Já no dia 8 de junho promovemos mais uma atividade da nova programação da Biblioteca Pública, o escritor Pedro Guerra ministrou a oficina de escrita criativa, com o objetivo de estimular a criatividade, a imaginação e a sensibilidade nos processos criativos de produção textual.
Toda esta nova programação, que tem como objetivo incentivar a leitura e a produção textual, disponibilizando este espaço cultural de compartilhamento de ideias e aprendizado. Queremos que a comunidade se aproprie da biblioteca pública como um espaço de encontro, de intercâmbio, de produção de conhecimento e, por consequência, de transformação social.
Um novo caminho
O aprendizado com essas atividades abriu um novo caminho para a biblioteca, que vai seguir propondo inovações na programação, com a participação da comunidade e escolas. É um legado que servirá de ponto de partida para um trabalho cada vez mais conectado.
Texto: Biblioteca Pública Olavo Bilac
Fotos: Maíra Azevedo
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 11/06/2019