Preocupada em oferecer cada vez mais saúde e educação de forma integral aos estudantes da rede pública, a prefeitura de Farroupilha aplicou mais uma edição do Programa Saúde na Escola.
Preocupada em oferecer cada vez mais saúde e educação de forma integral aos estudantes da rede pública, a prefeitura de Farroupilha aplicou mais uma edição do Programa Saúde na Escola. A instituição que recebeu os profissionais foi a Escola Indígena de Ensino Fundamental, localizada no bairro Medianeira, com uma turma de 10 alunos aproximadamente.
O fisioterapeuta André Borges da Rosa e a psicóloga Milena Antunes são profissionais vinculados a Residência Multidisciplinar em Saúde e participaram das ações desenvolvidas com os alunos, além da psicóloga da residência multiprofissional Vanessa Crestani. “Primeiramente conhecemos um pouco sobre a cultura indígena e suas principais necessidades além de explicar o projeto Programa Saúde na Escola. Um dos assuntos trabalhados foi sobre como lidar com as diferenças entre eles, pois foi um dos assuntos trazidos pelas próprias crianças”, explica o fisioterapeuta.
Além da valorização da diversidade, diferença e como se deve respeitá-las, os profissionais bordaram questões como amizade, respeito e socialização. Nos próximos encontros, os alunos terão que exercer atividades físicas. Em Farroupilha, mais de seis mil crianças e jovens já foram beneficiadas com o programa.
Conheça o Programa
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. Nele, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino.
O município renovou a adesão do programa para os anos de 2019 e 2020 tendo como publico prioritário 1391 alunos de escolas municipais e estaduais. O Programa contemplará 12 ações prioritárias a serem trabalhadas com os alunos:
1- Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
2 – Promoção das práticas Corporais, da
Atividade Física e do lazer nas escolas
3 – Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
4 – Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos 5 – Prevenção das violências e dos acidentes
6 – Identificação de educandos compossíveis sinais de agravos de doenças em eliminação
7 – Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor.
8 – Verificação da situação vacinal
9 – Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
10 – Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
11 – Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS
12 – Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
Texto: Caiani Lopes
Foto: divulgação
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 11/06/2019