O Sebrae realiza, nesta quarta-feira, 05, às 19h, a solenidade de anúncio dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Farroupilha concorre com o projeto “Farroupilha 4.
O Sebrae realiza, nesta quarta-feira, 05, às 19h, a solenidade de anúncio dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Farroupilha concorre com o projeto “Farroupilha 4.0: Cidade Inteligente, Negócios Inovadores”, que no ano passado ficou em 1º lugar na Categoria Principal, de Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, no Rio Grande do Sul.
O prêmio reconhece prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas e aos MEIs, já que o crescimento econômico das cidades passa, fundamentalmente, pela melhoria do ambiente de negócios desse segmento. Na etapa estadual, em 2018, o município também foi premiado pelo projeto Compras Governamentais de Pequenos Negócios.
FARROUPILHA 4.0: CIDADE INTELIGENTE, NEGÓCIOS INOVADORES
Através de diversas iniciativas, como a implantação do Programa Inova Farroupilha, a adesão a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e a criação da Sala do Empreendedor, o poder público deu espaço aos novos empreendedores com menos burocracia.
Entre as mudanças mais significativas está a desvinculação da liberação do alvará do Habite-se (documento que autoriza o uso de qualquer edificação). Hoje, quem quer abrir um negócio em uma residência que ainda não possui essa autorização, pode fazê-lo. Além disso, os empreendedores têm encontrado facilidade para entrar com o processo e obter as informações em um único lugar na Prefeitura.
A implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), também é responsável pelos avanços. Através de um sistema único de entrada de dados, o empresário pode solicitar a abertura, alteração ou baixa de sua empresa sem precisar percorrer todos os órgãos interessados e apresentar muitas vezes a mesma documentação repetidas vezes.
Alvará Rápido
Um dos principais resultados obtidos foi a diminuição do tempo de espera por um alvará, que era de 400 dias. Eram exigidos do empreendedor mais de vinte diferentes documentos, em um fluxo moroso e complexo. Agora, o número de papeis diminuiu drasticamente, a duplicidade de pedidos foi eliminada e o fluxo simplificado. Depois de toda a documentação entregue na Sala do Empreendedor, 94,4% dos pedidos de alvarás levam 12 horas para serem liberados.
Oficinas de Capacitação
Depois de estar regularizado, é importante também que o empresário saiba administrar, planejar e inovar constantemente. Através de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria oferece a microempreendedores individuais (MEIs), oficinas direcionadas como o SEI Empreender, o SEI planejar e as Consultorias Especializadas.
Empreendedor Digital
Figurar nas listas de resultados de buscas online, bem como em redes sociais, se firmam como importantes diferenciais na comercialização de produtos e serviços. Diante dessa realidade, a Secretaria percebeu que era possível ajudar nesse processo, incluindo empreendedores na rede, os ajudando a crescer e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento do município sem investimentos diretos de recursos públicos. Assim, em julho de 2017, nascia o Programa Empreendedor Digital. A proposta cria sites e páginas em redes sociais gratuitamente para os pequenos empresários.
Saiba mais sobre o Prêmio:https://www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br/vencedores/Vencedor?id=820
Prêmio Prefeito Empreendedor
É realizado desde 2001 pelo Sebrae com apoio da Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ministério do Planejamento, Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Instituto Rui Barbosa, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Centro de Liderança Pública, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional da Indústria, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e Observatório Social do Brasil.
Texto: Renata Parisotto
renata@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 05/06/2019