Encontro realizado dia 29 de maio destacou a importância da preservação ambiental da áreaEm reunião com o Ministério Público, a prefeitura esclareceu a situação das famílias residentes na Barragem da Julieta.

Encontro realizado dia 29 de maio destacou a importância da preservação ambiental da área

Em reunião com o Ministério Público, a prefeitura esclareceu a situação das famílias residentes na Barragem da Julieta. Durante o encontro foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação em parceria com a Corsan para o reassentamento desses moradores.

A Barragem da Julieta se encontra em uma área de preservação permanente e foi concedida à companhia pelo fato de abrigar uma bacia hidrográfica necessária para a construção de uma represa, que abastece cerca de 30% de Farroupilha. Por se tratar de um local de preservação, em 2008 o Ministério Público abriu um inquérito civil para apurar a situação dessas famílias e os danos causados no espaço.

De acordo com a Secretária da pasta, Glória Menegotto, o trabalho de reassentamento para a preservação do meio ambiente está sendo feito com transparência e em cooperação entre Poder Executivo, Judiciário e população. “Temos como objetivo a solução de um antigo problema para todos nós farroupilhenses, uma vez que a Barragem da Julieta, local onde se encontram as famílias atualmente, é responsável por 30% do abastecimento de água de nosso município, ou seja, aproximadamente vinte e uma mil pessoas utilizam a água daquela área de preservação permanente. Digo isso para que todos nós tenhamos a dimensão da importância desse projeto de reassentamento que, além da responsabilidade social, representa um impacto ambiental extremamente positivo”, salienta.

Texto: Caiani Lopes eMatheus Capellari
Foto: divulgação
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 31/05/2019