O convênio que habilita o Hospital São Carlos a ser referência em Traumatologia de Alta Complexidade foi assinado nesta quinta-feira, 30, em Bento Gonçalves.
O convênio que habilita o Hospital São Carlos a ser referência em Traumatologia de Alta Complexidade foi assinado nesta quinta-feira, 30, em Bento Gonçalves. Com isso, a instituição de saúde passará a receber mais de R$ 420 mil/mês em recursos, parte vindo do governo federal, parte do estado e parte dos municípios, pela contratação dos serviços cirúrgicos junto a entidade.
O ato foi formalizado com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, do presidente da Amesne, Guilherme Pasin, juntamente com prefeitos dos 36 municípios de abrangência, do presidente da Famurs, Antônio Cettolin, Secretários de Saúde das Prefeituras, da deputada estadual Francis Somensi, bem como a secretária de saúde de Farroupilha, Rosane da Rosa, dirigentes do Hospital São Carlos e representantes da 5ª CRS -Coordenadoria Regional da Saúde.
O processo de habilitação segue agora para Brasília e, caso seja confirmado, Farroupilha passará a ser o município sede, com abrangência para 382.516 mil habitantes no atendimento de urgência e emergência, além de cirurgias eletivas. Com isso, o São Carlos passará a receber mais de R$ 420 mil/mês em recursos, parte vindo do governo federal, parte do estado e parte dos municípios, pela contratação dos serviços cirúrgicos junto a entidade.
Hoje, municípios da região não conseguem realizar nenhum procedimento cirúrgico de alta complexidade em traumatologia e ortopedia e os pacientes precisam ser encaminhados a Caxias do Sul ou Porto Alegre. A habilitação do hospital de Farroupilha, poderá estreitar esse caminho e agilizar os procedimentos.
Conforme a deputada estadual Francis Somensi, isso significa um grande avanço para diminuir as filas de espera para as cirurgias eletivas e serviços de próteses em toda a região. “Hoje são mais de três mil pessoas em fila de espera. Agora, nós vamos acompanhar de perto o processo final em Brasília e cobrar para que seja ágil, assim como ocorreu aqui no estado”, afirma a deputada.
De acordo com a secretária Arita Bergmann, o governo do estado tem demonstrado eficácia e prioridade com as questões da saúde, e reforçou o empenho da nova gestão estadual em relação a pasta. “Nós pegamos o estado com quase 5 bilhões em passivos na área da saúde, e hoje, em pouco mais de cinco meses estamos colocando todas as contas em dia, através de financiamentos junto ao FUNAFIR e Banrisul; e recursos que estavam parados estamos realocando para áreas mais produtivas”, explica Bergmann.
Para a secretária municipal de Saúde, Rosane da Rosa o momento é histórico para o município. “Quero destacar a importância da participação de todos os Prefeitos e Secretários de Saúde destas regiões para a construção desta habilitação. Também agradecer a Secretária Estadual da Saúde Arita Bergmann e toda sua equipe técnica, o total apoio e participação nesta construção tripartite”, declarou.
Texto: Adriana Lins
Foto: Marina Teles
Email: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 31/05/2019