O Sistema de Informação de Câncer capacitou 15 enfermeiros de Farroupilha, no dia 24 de maio.
O Sistema de Informação de Câncer capacitou 15 enfermeiros de Farroupilha, no dia 24 de maio.
Com o objetivo de fortalecer as Ações de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do colo do útero e da mama, assim como outros procedimentos, o treinamento para uso do SISCAN (Sistema de Informação de Câncer) capacitou 15 enfermeiros de Farroupilha, no dia 24 de maio.
O evento foi realizado no Salão Nobre da prefeitura e na ocasião também foi realizada uma confraternização para celebrar o do Dia do Enfermeiro (12 de maio) e Dia do Técnico de Enfermagem (20 de maio), o vice-prefeito Pedro Pedrozo tocou gaita e cantou em homenagem aos profissionais. Ao todo, participaram da capacitação e comemoração, 15 enfermeiros e 33 técnicos de enfermagem da Atenção Básica de Saúde.
Em sua fala, o prefeito Claiton Gonçalves fez um importante discurso em homenagem aos profissionais que tanto fazem pela população farroupilhense. O líder do executivo destacou o trabalho desenvolvido pela secretaria da Saúde, pasta comandada pela Rosane da Rosa e pelo o subsecretario Davi de Almeida, salientou também o serviço desenvolvido no Pró-Saúde, comandado pelo Márcio Gulden.
A capacitação do Siscan é importante para manter os profissionais atualizados quanto aos sistemas de informação do Ministério da Saúde, permitir o acesso aos profissionais da atenção básica aos resultados dos exames via sistema, relembrar protocolos de coleta do citopatológico, sanar dúvidas sobre fluxogramas de realização e acompanhamentos dos resultados destes exames.
O que é o Siscan?
O Sistema de Informação do Câncer ( SISCAN ) é uma versão em plataforma web que integra os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama (SISMAMA).
Um dos principais instrumentos que auxiliam a consolidação das ações de um programa de controle de câncer é a utilização de um sistema informatizado para gerenciamento das informações oriundas das unidades de saúde, o qual deve ser atualizado constantemente. Assim para atender ao aprimoramento do Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO), tanto na sua vertente tecnológica como em decorrência da implantação da “Nomenclatura Brasileira para Laudos Citopatológicos Cervicais e Condutas Preconizadas”, o Departamento de Informática do SUS – DATASUS, em parceria com o INCA, desenvolveu a nova versão do SISCOLO (4.2).
Texto: Caiani Lopes
Fotos: Maíra Azevedo
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 30/05/2019