A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Menegotto, entregou o Plano de Reassentamento e Medidas Compensatórias, à representantes da Corsan.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Maria da Glória Menegotto, entregou o Plano de Reassentamento e Medidas Compensatórias, à representantes da Corsan. O documento tem como objetivo transferir as famílias residentes na Barragem da Julieta para novas unidades habitacionais em área regular. Além de ofertar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas, através de melhores condições de habitabilidade, segurança, infraestrutura com processo de urbanização e regularização das unidades habitacionais.

A área da Barragem da Julieta foi ocupada irregularmente há mais de 30 anos, porém é considerada imprópria para ocupação por se tratar de uma área de preservação permanente, abrigando uma bacia hidrográfica de uma área de concessão à CORSAN, que foi necessária para a construção de uma represa, tornando-a um ponto de abastecimento de água para o município. Atualmente, 18 famílias ocupam a área e necessitam ser removidas tanto para a recuperação ambiental quanto para a melhoria das condições de vida das pessoas que ali se encontram.

O Trabalho Técnico Social está dividido em três etapas: Pré-obras, Obras e Pós-Obras. E esse trabalho de remoção involuntária envolve um conjunto de estratégias, processos e ações a partir de diagnósticos do território que buscam compreender as dimensões sociais, econômicas, produtivas, ambientais e político-institucionais do local e da população, visando promover a participação e inserção social dessas famílias através das políticas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

A reunião de hoje é mais uma etapa de um longo trabalho desenvolvido pelo setor de habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. Somente no mês de maio desse ano já foram articuladas três reuniões: no dia 16 de maio, ocorreu o encontro com a rede socioassistencial do município; no dia 23, o debate ocorreu com as famílias residentes na Barragem da Julieta, e na última segunda-feira, dia 27, o assunto foi debatido em uma reunião extraordinária convocada com o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.

Texto e foto: Sec. de Desen. Humano e Habitação
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 28/05/2019