Farroupilha participa efetivamente de mais um momento histórico para Serra Gaúcha.

Farroupilha participa efetivamente de mais um momento histórico para Serra Gaúcha. Na manhã desta segunda-feira, 27, a Prefeitura e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinaram o Protocolo de Intenções para a implementação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS no município. Na ocasião também foi entregue ao Legislativo o Projeto de Lei que autoriza a doação do terreno para a Universidade Federal, no bairro Cinquentenário.

O Diretor do Parque Zenit, Marcelo Lubaszewski, que chamou a instalação de “Marco Zero da UFRGS na Serra”, destacou a importância de mais um instrumento de educação aliado à inovação para transformar uma sociedade “Teremos aqui educação e capacitação empreendedora para empoderar nossos jovens, para que eles sejam protagonistas do futuro, responsáveis pela própria carreira, para que transformem suas ideias em geração de riqueza”, disse.

“Tivemos um longo caminho até chegar aqui, recebendo muitas pessoas que nos provocaram a aceitar esse desafio. Nós chegamos em Farroupilha com o nosso melhor, que é nossa capacidade de empreender, produzir pesquisa e tecnologia. Somos uma universidade pública, gratuita e temos responsabilidade com todos. Sinto uma grande felicidade por estar aqui e saber que o que vamos fazer é o que tem de mais contemporâneo e inovador e estamos fazendo isso onde esse potencial será fértil”, ressaltou o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann.

O Prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves agradeceu o empenho de todos que participaram da conquista para a serra gaúcha, reforçando a necessidade do investimento em educação para o avanço de uma sociedade. “ A educação é a única forma de alcançar a cidadania e construir uma sociedade. A UFRGS está se instalando na serra, justamente onde está o Instituto Federal, a Universidade de Caxias do Sul, a UERGS no futuro, entre outros equipamentos que somam esforços para a formação e construção de futuro da serra gaúcha”, comemorou.

Estiveram presentes diversas autoridades da região, entre eles o docente da UFRGS, Luiz Carlos Bombassaro, a Deputada Estadual e Primeira Dama do Município, Francis Somensi, que se colocou à disposição por trabalhar pela educação de Farroupilha junto a Assembleia Legislativa; o ex-Deputado Federal Assis Melo, o Prefeito de Cotiporã e vice-presidente da Amesne, José Carlos Breda, o vereador de Caxias do Sul, Rafael Bueno, vereadores de Farroupilha e Secretários Municipais.

Escritório de Inovação Zenit/UFRGS

O Escritório de Inovação centralizará e coordenará ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores. Mediante às melhores práticas desenvolvidas na academia e validadas pelo mercado, o Escritório buscará meios para proporcionar oportunidades de qualificação à população local, com foco na adoção, pelos cidadãos, de uma postura empreendedora frente aos desafios de suas atividades profissionais e habilitando-os a criarem novos negócios com potencial inovador para fomentar o desenvolvimento do município.

Primeira fase: Desenvolvimento do portfólio de serviços

Na primeira etapa será desenvolvido o portfólio de serviços, que poderá ser operacionalizado tão logo o projeto seja aprovado. Para tanto, as ações de educação empreendedora, gestão da inovação e inovação aberta (através da conexão de empresas com laboratórios tecnológicos) serão realizadas em regime de projeto-piloto, com o propósito de sensibilizar e validar estas ações junto à população.

Apesar da necessidade de infraestrutura própria, em um primeiro momento, a execução de determinadas iniciativas é primordial para que se melhor adeque as ações ao contexto local e se valide as propostas junto aos públicos interessados.

Segunda fase: Implantação da Estrutura Física

Já a segunda etapa se refere à implantação da infraestrutura física do Escritório de Inovação, indispensável à realização de serviços como incubação. Nesta fase serão realizados levantamentos e estudos preliminares, movimentações de terra, infraestrutura básica e construção de três edificações no terreno cedido pelo Município. A UFRGS, por sua vez, negociará o terreno que possui em Farroupilha em troca da construção das edificações. Projeta-se que o prazo da obra, desde o planejamento até sua execução, totalize 30 meses.

Parque Zenit/UFRGS

O Parque Científico e Tecnológico da UFRGS (Zenit) conta com programas de capacitação, incubação, aceleração, conexão e internacionalização. Com cinco anos de existência, tem 37 startups em seu portfólio, divididas entre três de suas incubadoras, nos setores de informática, biotecnologia, engenharia, química, física agroindústria e empreendimentos sociais.

Em seu recém lançado programa de aceleração de novos negócios, já atendeu 12 empresas; por sua vez, seu programa de gestão da inovação, implementado a partir da metodologia Rota da Inovação, capacitou 82 empresas e seus respectivos empreendedores.

O Parque Zenit ainda tem ampliado sua inserção internacional, através de cooperações com outros parques científicos e tecnológicos e a concretização de parcerias para intercâmbio de empreendedores e estudantes da UFRGS, bem como a recepção de alunos estrangeiros, visando a troca de conhecimentos e qualificação dos profissionais e alunos de sua rede.

Texto: Renata Parisotto

Fotos: Caiani Lopes

renata@farroupilha.rs.gov.br

Data de publicação: 27/05/2019