No sábado, dia 25 de maio, foi realizada a primeira aplicação do BTI, larvicida biológico de combate a larva do mosquito borrachudo. Ao todo serão feitas três aplicações com um intervalo de 15 dias.
No sábado, dia 25 de maio, foi realizada a primeira aplicação do BTI, larvicida biológico de combate a larva do mosquito borrachudo. Ao todo serão feitas três aplicações com um intervalo de 15 dias. A segunda etapa acontece dia 8 de junho e a última, no dia 22 de junho.
O procedimento objetiva interromper o ciclo da larva do mosquito e a aplicação deve ser feita de forma simultânea para garantir sua eficácia e evitar o ataque do mosquito adulto no período de calor.
Conforme o setor de combate ao borrachudo da Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês de maio cerca de 300 litros de BTI foram distribuídos aos líderes das 47 comunidades do interior de Farroupilha, onde moradores destas localidades atuam de forma voluntária no combate. O custo do produto foi de R$ 32 mil, para as três aplicações.
O setor também reforça que a aplicação do produto deve ser feita com regador aferido, com dosagens e distâncias corretas. Importante destacar que o mosquito adulto tem um ciclo de vida de 20 a 35 dias e o BTI é eficaz somente contra a larva do mosquito.
Texto: Adriana Lins
Imagem: Divulgação/vivabem.com
Email: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 27/05/2019