A administração de Farroupilha segue incansável no seu compromisso com a vida.
A administração de Farroupilha segue incansável no seu compromisso com a vida. O processo para a Habilitação do Hospital São Carlos na Traumatologia de Alta Complexidade está em sua fase final, aguardando somente habilitação no Ministério da Saúde, que foi enviada no dia 8 de maio. Tamanho é o impacto desta conquista, que prefeitos de municípios de fora da região estão solicitando à Secretaria de Saúde reuniões para entender o processo e reaplicá-lo.
A busca é por informações a respeito da construção tripartite deste projeto – municipal, estadual e federal – um modelo inédito para a saúde em todo o estado do Rio Grande do Sul, que vem sendo construído há anos. Nunca antes um projeto foi concebido desta maneira, esta é uma conquista sem precedentes para Farroupilha e a Serra Gaúcha.
Na manhã do dia 23 de maio de 2019, secretários de 10 municípios participam de uma reunião na prefeitura para se espelhar na iniciativa da administração: Coqueiro Baixo, Muçum, Dr. Ricardo, Roca Sales, Vespasiano Corrêa, Nova Bréscia, Colinas, Estrela, Imigrante e Teutônia. Representantes das regiões de saúde 29 (27 municípios) e 30 (10 municípios) agradeceram a oportunidade e colaboração de Farroupilha em dividir com os municípios interessados o processo que levou à esta conquista:
“É uma preocupação da região, a gente sabe que o recurso está em Canoas, que nos pertence, porque não então habilitar um hospital da região? Estávamos tentando isso, só não sabíamos o procedimento, então viemos aqui hoje tentar compartilhar e aprender um pouquinho com vocês”, fala Regiane Möllmann, Secretária Municipal de Saúde de Imigrante.
Conforme a Secretária Municipal de Saúde de Farroupilha Rosane Rosa:
“Há cinco anos as duas regiões de saúde estão buscando esse atendimento com a qualidade que merece, neste momento a construção tripartite permite que ele seja feito como nunca antes. O envolvimento das prefeituras, em constante preocupação com a população foi essencial, assim como o trabalho da Secretária Estadual da Saúde Arita Bergmann e toda sua equipe técnica, o acompanhamento da Deputada Fran Somensi, Janete Toigo e a administração do Hospital e de todos os envolvidos. Foram diversas reuniões, estudos acerca de investimento, da capacidade do Hospital São Carlos, que com o apoio da prefeitura vem se reestruturando e se mostrou apto a ser o centralizador dos atendimentos da região.”
Este tipo de atendimento já foi oferecido no São Carlos, mas na época os valores não permitiam que o serviço oferecido realmente atendesse a população da forma devida, o que motivou a administração a ir atrás de um modelo novo e melhor.
O que muda no Hospital?
Com a nova habilitação, o hospital recebe mais recursos, pois os atendimentos de urgência e emergência passam a realizar procedimentos mais complexos, cirurgias eletivas que estavam em fila, além de atender agora 20 municípios.
De acordo com o projeto, o Hospital São Carlos será responsável pela Traumatologia de Alta Complexidade da 26ª Região de Saúde Uva e Vale, que abrange 12 municípios com população de 169.633, além de parte da 25ª Região Vinhedos e Basalto, totalizando 34 municípios.Caso o São Carlos seja definido como referência, Farroupilha passará a ser o município sede, com abrangência para 501mil habitantes no atendimento de urgência e emergência, além de cirurgias eletivas. Atualmente, existe uma demanda de cerca de 2.500 procedimentos em espera.Leia também:
Hospital São Carlos poderá ser referência na Traumatologia de Alta Complexidade
Janeiro 2019 – Hospital Beneficente São Carlos receberá recurso de R$ 419 mil ao ano
Julho 2018 – Obras: prefeitura auxilia no calçamento dos pátios internos do Hospital São Carlos
Julho 2017 – Hospital São Carlos: Análise mostra a origem da dívida
Data de publicação: 23/05/2019