A ampliação de ambientes voltados ao lazer e convívio social foi uma das questões levantadas durante o eventoUma roda de conversa com cerca de 70 pessoas, cinco palestrantes e regada a muita pipoca.
A ampliação de ambientes voltados ao lazer e convívio social foi uma das questões levantadas durante o evento
Uma roda de conversa com cerca de 70 pessoas, cinco palestrantes e regada a muita pipoca. Esse foi o cenário para debater sobre a importância do lazer e esporte para a qualidade de vida do farroupilhense. O terceiro Encontro Público do Farroupilha 2020-2040 lotou o salão principal do Muinho Club, no sábado, 27, e trouxe novas perspectivas para o futuro dentro do tema.
Nesta edição, o Encontro Público teve uma dinâmica diferente, ao invés de um palestrante falando sobre o tema, houve um painel liderado por cinco profissionais de diversas áreas. Entre as questões debatidas esteve o fato de o farroupilhense não ter o hábito de frequentar eventos abertos na cidade. “É preciso termos momentos de lazer frequentes, antes de adoecermos por causa da estafa”, destacou a Psicóloga Hipnoterapeuta Especialista em Psicogerontologia, Suzana Iara Fetter.
Os empresários Fabricio Filipe Spinelli e Gledson de Campos relataram a dificuldade de criar eventos em Farroupilha e sugeriram a reestruturação de ruas centrais, para ampliar ambientes voltados ao lazer e convívio social. Na área do esporte, o Presidente da Associação de Apoio ao Desporto e Paradesporto de Caxias do Sul, Marcio Velasquez destacou a importância da inclusão social por meio do esporte oferecendo, desde cedo, qualidade de vida aos jovens. Já o assessor parlamentar, responsável pela área de projetos de esporte e cultura, Luís Fernando Rosa, explanou sobre como entidades e município podem captar recursos para o esporte.
Durante o evento, os presentes responderam um questionário opinando sobre os temas dentro dos subeixos Lazer e Esporte. Todos que solicitaram, receberam certificado de horas complementares. A conversa teve a presença dos secretários municipais e dos técnicos dos subeixos.
A prefeitura quer ouvir você
Além dos encontros públicos, o projeto Farroupilha 2040 oferece outros canais de comunicação para ouvir as demandas da comunidade. Quem desejar pode entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (54) 99931.5327, pelo site: www.farroupilha.rs.gov.br/2040, E-mail: 2040@farroupilha.rs.gov.br ou diretamente na sala física do Projeto Farroupilha 2040, junto ao Centro Administrativo Municipal (Rua Avelino Maggioni, Praça da Emancipação S/N° – Centro).
Farroupilha 2020-2040 – Conheça o projeto aqui
O Projeto Farroupilha 2020-2040 é um planejamento para a cidade com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando seis eixos: Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida, Infraestrutura, Economia e Inovação.
Os eixos são subdivididos em demais categorias, que incluem a otimização e enxugamento da máquina pública, saúde, educação, segurança, lazer, valorização dos espaços públicos, mobilidade urbana, agricultura e agropecuária, cidade sustentável e novas tecnologias, recursos naturais e saneamento básico, eficiência energética, entre outros.
Sua criação nasceu da necessidade de Farroupilha adotar um plano de longo prazo, que permita uma visão de futuro, indique projetos para superar os desafios e determine ações e metas para o município. Os encontros públicos contarão com a participação de um profissional da área do subeixo em questão. O profissional irá realizar uma palestra sobre o tema, instigando a comunidade presente para que contribua, demonstrando seus anseios sobre o assunto. Ao final dos encontros, dos estudos e dos projetos para cada eixo, será produzido um documento com as diretrizes do Farroupilha 2020-2040.
Texto e fotos: Caiani Lopes
Edição: Maíra Azevedo
E-mail: imprensa@farroupilha.rs.gov.br
Data de publicação: 29/04/2019